Novo E-Consignado da Caixa: Amplia acesso a empréstimos e dá liberdade ao trabalhador! Confira!
A Caixa Econômica Federal acaba de anunciar um novo método facilitador que amplia o acesso de trabalhadores com carteira assinada a empréstimos bancários.
O E-Consignado, como foi nomeado pelo presidente do banco, Carlos Vieira, está sendo elaborado pelo banco em parceria com os ministérios do Trabalho e da Fazenda.
Como funciona o E-Consignado?

Atualmente, um trabalhador somente pode pegar um empréstimo consignado no banco em que a empresa a qual trabalha possui convênio. Com o novo sistema E-Consignado da Caixa Econômica, isto está prestes a mudar.
A ideia é oferecer um sistema que reúna as propostas de empréstimo consignado de vários bancos, onde o próprio cliente tem a liberdade de escolher em qual banco deseja pegar o empréstimo.
Leia mais: Banco do Brasil oferece Antecipação do 13º Salário de 2024! CONFIRA JÁ!
Quem será beneficiado pelo E-Consignado?
Ainda em elaboração, o sistema E-Consignado inicialmente será voltado apenas para trabalhadores com carteira assinada. Em um segundo momento, este sistema poderá ser extendido para os funcionários públicos. Essa nova plataforma deve trazer um expressivo aumento na concessão desta modalidade de empréstimo para trabalhadores registrados.
Quais são os Benefícios do E-Consignado?
Além da liberdade de escolha, a nova plataforma trará a possibilidade de uso dos recursos do FGTS para pagamento do empréstimo como garantia caso o trabalhador seja demitido sem justa causa. Outro benefício é a portabilidade de dívidas, que poderá permitir ao consumidor escolher qual a melhor taxa para a sua realidade financeira.
Melhoras no processo de consignados
Além da criação do novo sistema de empréstimo, o governo estuda ampliar a margem de consignação de 30 para 35%. Este percentual representa a quantidade que pode ser descontada do salário do trabalhador para pagamento do empréstimo. Em caso de aprovação deste aumento, o sistema de empréstimo consignado se igualará à oferta atual para beneficiários do INSS.
Com estas inovações a caminho, os trabalhadores brasileiros terão mais flexibilidade e autonomia na hora de buscar por empréstimos consignados, tornando o processo mais transparente e adaptado às suas necessidades financeiras individuais.
Leia mais: Programa Desenrola Brasil ajuda milhares de mineiros a renegociar dívidas! CONFIRA!