Auxílio-Gás do Governo Federal: VEJA quem tem direito e a data prevista!
No intuito de diminuir a pressão das altas do gás de cozinha sobre as famílias de baixa renda no Brasil, o Governo Federal implementou o auxílio-gás. O benefício é debitado bimestralmente e processado através das contas do aplicativo Caixa Tem, comumente utilizado para trânsito de benefícios sociais emitidos pelo governo.
O valor a ser recebido varia conforme o custo médio do botijão na data de pagamento, calculado pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) com base na média dos preços dos seis meses antecedentes ao pagamento.
O que é o Auxílio-Gás do governo federal?

O auxílio-gás é uma iniciativa do governo federal destinada a prover suporte financeiro às famílias de baixa renda, com o objetivo de auxiliá-las na aquisição de botijões de gás de cozinha. Essa medida visa mitigar os desafios enfrentados por essas famílias em garantir o acesso a um recurso essencial para o preparo de alimentos e outras necessidades domésticas básicas.
Quando ocorrerá o próximo pagamento do Auxílio-Gás?
Já que o auxílio-gás é pago bimestralmente, o próximo depósito está previsto para abril de 2024. Vale lembrar que os pagamentos seguem o calendário do Bolsa Família, de acordo com a numeração final do Número de Identificação Social (NIS) dos beneficiários.
Quem tem direito ao Auxílio-Gás?
Para se tornar elegível ao auxílio-gás, algumas condições devem ser cumpridas:
- Presença no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal;
- Renda familiar igual ou inferior a meio salário mínimo atual (R$ 606), ou renda familiar total de até três salários mínimos;
- Participação de, ao menos, um membro da família no BPC (Benefício de Prestação Continuada);
- Em situações de igualdade, o programa dará prioridade a famílias com informações atualizadas no CadÚnico nos últimos dois anos, menor renda, maior número de membros na família e participação no Auxílio Brasil.
Esse benefício é mais uma maneira de aliviar a tensão financeira sobre as famílias em situação de vulnerabilidade, especialmente diante da alta dos gastos com gás. O cronograma de pagamentos é atualizado frequentemente e disponibilizado aos beneficiários para que possam se programar e gerenciar melhor seus recursos financeiros.
Como se cadastrar no CadÚnico?
Para se cadastrar no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), é necessário seguir os seguintes passos:
- Procure o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo da sua residência.
- Agende um horário para realizar o cadastro. Em alguns casos, é possível realizar o agendamento online.
- No dia agendado, dirija-se ao CRAS levando consigo os documentos pessoais de todos os membros da família, como RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento, comprovante de residência e comprovante de renda.
- No CRAS, um atendente realizará o cadastro das informações da sua família no sistema do CadÚnico.
- Após o cadastro, será gerado um Número de Identificação Social (NIS) para a sua família, que será utilizado para acessar os programas sociais do governo.
É importante manter as informações do CadÚnico sempre atualizadas, informando ao CRAS qualquer alteração na composição familiar, na renda ou no endereço.