Concurso nacional unificado com até 10 mil vagas para 2025-2026! Confira todas as informações!
Em recente entrevista, a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, apontou a possibilidade de realização de um novo Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), também conhecido como Enem dos Concursos, entre os anos de 2025 e 2026.
De acordo com a ministra, há a expectativa de que sejam autorizadas cerca de 9 a 10 mil vagas em concursos federais até 2026.
Leia mais: Concurso ISS: Vagas imediatas com salário de R$8,8 mil – Não perca!
Quantas vagas terá o concurso unificado nacional?

“No ano passado, autorizamos 9 mil vagas, excluindo educadores e militares, que seguem protocolos próprios. A expectativa é que possamos dobrar esse número, chegando a 9 mil ou até 10 mil vagas até 2026, considerando novos concursos e também o chamado de excedentes de concursos já autorizados. Estamos avaliando o espaço orçamentário”, declarou a ministra.
Esther Dweck destacou também que a lógica por trás da distribuição de vagas por blocos temáticos deverá ser mantida no próximo CPNU, e que novos concursos federais devem ser autorizados em breve. Os primeiros órgãos a serem contemplados serão anunciados ainda em março.
Quais são as Novidades sobre o Concurso Nacional Unificado?
Se confirmada uma nova edição do Concurso Unificado, a ministra disse que o modelo de distribuição das vagas por blocos temáticos será mantido. “A lógica é mais pelo tema do que pela vaga ou órgão em si. Essa decisão se mostrou acertada até o momento e, por enquanto, iremos mantê-la”, destacou a ministra.
As vagas do próximo CPNU serão dependente das que serão autorizadas pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), bem como do orçamento disponível para a execução do processo seletivo.
O Concurso Público Nacional Unificado bateu recorde de inscritos na última edição, chegando ao total de 2.144.435 participantes. A disputa é por 6.640 vagas imediatas para diferentes cargos de 21 órgãos do Poder Executivo Federal.
Leia mais: Calendário de Pagamentos do Vale-Gás para Abril de 2024: Confira agora!
Como será a prova do concurso nacional unificado?
As oportunidades estão agrupadas em oito blocos temáticos, que representam as áreas de políticas públicas brasileiras. Cada candidato pôde se inscrever para apenas um dos blocos.
As provas do CPNU incluem:
- Questões objetivas e discursivas;
- Perícia médica;
- Avaliação de títulos para alguns cargos. Essas provas serão realizadas no dia 5 de maio, em 220 cidades do Brasil, divididas em dois turnos.
Os candidatos aos cargos de nível médio farão:
- Provas objetivas;
- Uma redação;
enquanto para os cargos de nível superior, as provas objetivas abordarão:
- Conhecimentos Gerais;
- Conhecimentos Específicos, de acordo com o bloco temático escolhido pelo candidato.
Assistindo a crescente onda de concursos, a ministra Esther Dweck dá esperança a muitos aspirantes a uma carreira no serviço público de que novas oportunidades estão a caminho. Diante disso, resta apenas a esses candidatos manterem seus estudos em dia e aguardar as próximas etapas.