Jornal dia
Seu jornal de notícias

Enem dos Concursos atrai quase 10 mil candidatos indígenas através de inscrições pelo FUNAI. Confira tudo!

0

Quase 10 mil candidatos indígenas se inscreveram para o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), com as provas marcadas para o dia 5 de Maio. No total, foram 9.339 inscritos, buscando vaga na Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).

Desses, a maior parte pertence a candidatos de nível médio (6.641), enquanto 2.698 buscam ocupar cargos de nível superior.

Leia mais: Calendário do INSS 2024: saiba datas de pagamento!

Como é a divisão de vagas do concurso pela FUNAI?

Enem dos Concursos atrai quase 10 mil candidatos indígenas através de inscrições pelo FUNAI. Confira tudo!
Enem dos Concursos atrai quase 10 mil candidatos indígenas através de inscrições pelo FUNAI. Confira tudo!

Dentre as 502 vagas oferecidas pela Funai no CPNU, 30% estão reservadas para candidatos indígenas. Esta é a primeira vez em que um concurso público abre espaço para essa reserva de vagas para candidatos que se identificam como indígenas.

Segundo o secretário de Gestão de Pessoas do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, José Celso Cardoso, o movimento garante a participação ativa dos povos originários na construção e implementação das políticas voltadas para suas comunidades.

Como será o Processo de seleção e diferenciais do Concurso Unificado?

O Concurso Unificado, também conhecido como o “Enem dos concursos”, selecionará de uma só vez 6.640 servidores para 21 órgãos e entidades do governo. Este formato permite que o candidato concorra a mais de uma vaga com apenas uma inscrição.

Para tanto, é necessário que as vagas estejam dentro do mesmo bloco temático e o candidato precise classificar as vagas por ordem de preferência. A prova será aplicada em 220 cidades do Brasil, com questões objetivas específicas e dissertativas por área de atuação.

Leia mais: Nubank libera novo empréstimo pelo aplicativo! Confira

Quando vai ser o concurso nacional unificado?

A prova do CPNU ocorrerá em uma única data, 5 de maio, e terá tanto questões Objetivas quanto questões Dissertativas específicas para cada área de atuação. Os candidatos poderão conferir os editais de 1 a 8 no Diário Oficial da União (DOU) e acompanhar o cronograma do CPNU. A organização do certame é de responsabilidade da Fundação Cesgranrio.