Jornal dia
Seu jornal de notícias

Décimo terceiro INSS com NOVOS detalhes! Saiba data de pagamento!

0

A previsão de pagamento da primeira parcela do 13º salário do INSS para o ano de 2024 mostra-se para o mês de agosto, segundo portais especializados em finanças.

Porém, vale ressaltar que essa data poderá ter alterações e, por isso, é fundamental estar sempre atento às atualizações do órgão.

Quando aposentados receberão o Décimo terceiro INSS?

Ainda com base nas previsões dos portais financeiros, o pagamento do 13º salário do INSS em 2024 deverá ser dividido em duas parcelas.

A primeira deve ser depositada no mês de agosto e a segunda, no mês de novembro. As parcelas chegarão aos cofres dos beneficiários do órgão com uma estimativa de R$ 62,7 bilhões.

Décimo terceiro INSS com NOVOS detalhes! Saiba data de pagamento!
Décimo terceiro INSS com NOVOS detalhes! Saiba data de pagamento!

Leia mais: URGENTE! Serasa pode cancelar o seu CPF! Saiba como evitar aqui!

Quando será a primeira parcela do décimo terceiro do INSS?

Em 2023, o 13° salário dos beneficiários do INSS será antecipado para os meses de maio e junho. Porém, não há confirmações oficiais sobre uma possível antecipação do 13º salário de 2024.

Por isso, mais uma vez, é de suma importância acompanhar as atualizações oficiais do instituto.

Leia mais: Prazo para adesão ao Programa Pé-de-Meia para Escolas Terminam NESTE Domingo (25)!

Beneficiários do 13º Salário do INSS

Todos os segurados e dependentes da Previdência Social que receberam algum benefício do INSS durante o ano têm direito ao pagamento do 13º.

No entanto, aqueles que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas) e a Renda Mensal Vitalícia não se enquadram nos beneficiários desta parcela.

Quais os benefícios do INSS?

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) oferece uma série de benefícios previdenciários aos segurados, que são contribuintes do sistema previdenciário brasileiro. Alguns dos principais benefícios oferecidos pelo INSS incluem:

  1. Aposentadoria por idade: Destinada a segurados urbanos do sexo feminino com 60 anos de idade ou mais e do sexo masculino com 65 anos de idade ou mais, que comprovem um determinado período de contribuição ao INSS.
  2. Aposentadoria por tempo de contribuição: Destinada a segurados urbanos ou rurais que comprovem um período mínimo de contribuição ao INSS, sem exigência de idade mínima.
  3. Aposentadoria por invalidez: Concedida a segurados que se tornem permanentemente incapazes para o trabalho, de forma total e definitiva, em decorrência de doença ou acidente.
  4. Aposentadoria especial: Destinada a segurados que tenham trabalhado em condições que prejudiquem a saúde ou a integridade física, como exposição a agentes nocivos químicos, físicos ou biológicos, durante um período específico de contribuição.
  5. Auxílio-doença: Benefício temporário concedido a segurados que ficarem incapacitados para o trabalho por mais de 15 dias consecutivos, em decorrência de doença ou acidente, após avaliação médica pericial.
  6. Auxílio-acidente: Benefício concedido ao segurado que, após sofrer um acidente de trabalho ou doença ocupacional, tenha ficado com sequelas que reduzam sua capacidade para o trabalho.
  7. Salário-maternidade: Benefício concedido à segurada gestante, adotante ou que obteve guarda judicial para fins de adoção, durante o período de afastamento do trabalho por motivo de maternidade.
  8. Pensão por morte: Benefício pago aos dependentes do segurado falecido, com base na renda que ele recebia ou teria direito a receber do INSS.

Esses são apenas alguns dos benefícios oferecidos pelo INSS. Existem também outros benefícios específicos para categorias como trabalhadores rurais, pessoas com deficiência, idosos e vítimas de acidentes ou doenças relacionadas ao trabalho.

O acesso aos benefícios do INSS está sujeito ao cumprimento de requisitos específicos estabelecidos pela legislação previdenciária.

Como consultar o pagamento do décimo terceiro do INSS?

Para se manter informado sobre o calendário de pagamento e outras informações do INSS, os beneficiários podem consultar os canais oficiais do Instituto.

Para isso, basta ligar para o número 135 ou acessar o site do Meu INSS, lá serão divulgadas todas as informações pertinentes ao pagamento e outras pendências.

Fique atento as próximas atualizações sobre o 13º salário do INSS para o ano de 2024 em nosso blog. Aproveite também para se atualizar sobre a aposentadoria por tempo de contribuição em nosso artigo completo.