Jornal dia
Seu jornal de notícias

Novas taxas de juros do Emprestimo Consignado INSS beneficiam aposentados e pensionistas: Entenda o impacto!

0

O Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) e o Ministério da Previdência Social (MPS) anunciaram novas taxas de juros para o crédito consignado de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A mudança, que traz uma redução da taxa máxima de juros mensais de 1,76% para 1,72%, foi divulgada através da Resolução 1.362 no Diário Oficial da União, em 4 de março de 2023.

Quais foram as mudanças para os juros de cartões de crédito em 2024?

Novas taxas de juros do Emprestimo Consignado INSS beneficiam aposentados e pensionistas: Entenda o impacto!
Novas taxas de juros do Emprestimo Consignado INSS beneficiam aposentados e pensionistas: Entenda o impacto!

Sim. No caso das operações feitas através de cartão de crédito ou cartão consignado de benefício, a taxa de juros foi reduzida de 2,61% para 2,55% ao mês. Esta mudança abre a possibilidade dos bancos e instituições financeiras reduzirem suas taxas de juros para empréstimos consignados. As novas taxas entrarão em vigor cinco dias após a publicação da decisão do CNPS no Diário Oficial.

Leia mais: Carteira do Idoso: Entenda Sua Importância e Aprenda como Solicitar Online!

Quando as novas taxas do Empréstimo Consignado INSS começam a valer?

As novas taxas passam a ser aplicadas cinco dias após a publicação da decisão no Diário Oficial da União. Portanto, os beneficiários do INSS poderão perceber esse cenário mais favorável nas operações de crédito muito em breve.

Como será o Calendário de pagamentos INSS para março?

Calendário de pagamentos INSS para março
Calendário de pagamentos INSS para março

O calendário INSS de março, já com as novas taxas, prevê os seguintes pagamentos:

  1. Número final 1: 22/03
  2. Número final 2: 25/03
  3. Número final 3: 26/03
  4. Número final 4: 27/03
  5. Número final 5: 28/03
  6. Número final 6: 01/04
  7. Número final 7: 02/04
  8. Número final 8: 03/04
  9. Número final 9: 04/04
  10. Número final 0: 05/04

Aqueles beneficiários que recebem até um salário mínimo terão seus pagamentos realizados de 22 de março a 5 de abril. Já as pessoas que recebem acima desses valores terão seus benefícios pagos nos primeiros cinco dias de abril.

Leia mais: Prazo para MEI entregar declaração anual acaba em maio: saiba evitar penalidades!

Por que houve reajuste no Empréstimo consignado INSS?

De acordo com o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, o objetivo da medida é alinhar os juros do consignado do INSS com as recentes quedas da Selic, a taxa básica de juros da economia. Esta estratégia se dá em resposta às decisões do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC), que é responsável pela Selic.

Os impactos dessa mudança são positivos para os beneficiários do INSS que recorrem ao crédito consignado, uma vez que provavelmente ajudará a aliviar seus encargos financeiros. Em um contexto de aumento nas taxas de juros e inflação, qualquer redução de custos pode ser uma boa notícia para os aposentados e pensionistas brasileiros.

Tanto o governo quanto os bancos e instituições financeiras têm papel fundamental na promoção de melhores condições de crédito para este importante público, que, ao final do dia, representa um dos pilares da economia brasileira.