Novas taxas de juros do Emprestimo Consignado INSS beneficiam aposentados e pensionistas: Entenda o impacto!
O Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) e o Ministério da Previdência Social (MPS) anunciaram novas taxas de juros para o crédito consignado de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
A mudança, que traz uma redução da taxa máxima de juros mensais de 1,76% para 1,72%, foi divulgada através da Resolução 1.362 no Diário Oficial da União, em 4 de março de 2023.
Quais foram as mudanças para os juros de cartões de crédito em 2024?

Sim. No caso das operações feitas através de cartão de crédito ou cartão consignado de benefício, a taxa de juros foi reduzida de 2,61% para 2,55% ao mês. Esta mudança abre a possibilidade dos bancos e instituições financeiras reduzirem suas taxas de juros para empréstimos consignados. As novas taxas entrarão em vigor cinco dias após a publicação da decisão do CNPS no Diário Oficial.
Leia mais: Carteira do Idoso: Entenda Sua Importância e Aprenda como Solicitar Online!
Quando as novas taxas do Empréstimo Consignado INSS começam a valer?
As novas taxas passam a ser aplicadas cinco dias após a publicação da decisão no Diário Oficial da União. Portanto, os beneficiários do INSS poderão perceber esse cenário mais favorável nas operações de crédito muito em breve.
Como será o Calendário de pagamentos INSS para março?

O calendário INSS de março, já com as novas taxas, prevê os seguintes pagamentos:
- Número final 1: 22/03
- Número final 2: 25/03
- Número final 3: 26/03
- Número final 4: 27/03
- Número final 5: 28/03
- Número final 6: 01/04
- Número final 7: 02/04
- Número final 8: 03/04
- Número final 9: 04/04
- Número final 0: 05/04
Aqueles beneficiários que recebem até um salário mínimo terão seus pagamentos realizados de 22 de março a 5 de abril. Já as pessoas que recebem acima desses valores terão seus benefícios pagos nos primeiros cinco dias de abril.
Leia mais: Prazo para MEI entregar declaração anual acaba em maio: saiba evitar penalidades!
Por que houve reajuste no Empréstimo consignado INSS?
De acordo com o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, o objetivo da medida é alinhar os juros do consignado do INSS com as recentes quedas da Selic, a taxa básica de juros da economia. Esta estratégia se dá em resposta às decisões do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC), que é responsável pela Selic.
Os impactos dessa mudança são positivos para os beneficiários do INSS que recorrem ao crédito consignado, uma vez que provavelmente ajudará a aliviar seus encargos financeiros. Em um contexto de aumento nas taxas de juros e inflação, qualquer redução de custos pode ser uma boa notícia para os aposentados e pensionistas brasileiros.
Tanto o governo quanto os bancos e instituições financeiras têm papel fundamental na promoção de melhores condições de crédito para este importante público, que, ao final do dia, representa um dos pilares da economia brasileira.