Jornal dia
Seu jornal de notícias

Governo anuncia NOVA plataforma do FGTS Digital! Confira

0

O desenvolvimento tecnológico tem facilitado diversas esferas da nossa sociedade e agora é a vez do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). A novidade é a plataforma FGTS Digital lançada este mês pelo governo federal que visa simplificar principalmente a vida dos empregadores.

Como vai funciona a plataforma do FGTS Digital?

A plataforma FGTS Digital é uma inovação cujo objetivo é permitir a gestão integrada de todo o processo de recolhimento e pagamento do benefício. Além disso, permite a realização de depósitos do FGTS via Pix, a concessão de procurações de forma digital e a emissão de guias.

Segundo o Ministro do Trabalho, Luiz Marinho, a ferramenta permitirá uma economia de tempo valiosa, aproximadamente 36 horas mensais que os empregadores gastam com a gestão do FGTS. Ademais, estima-se que haja uma redução dos custos operacionais na ordem de R$ 144 milhões por ano.

Governo anuncia NOVA plataforma do FGTS Digital! Confira
Governo anuncia NOVA plataforma do FGTS Digital! Confira

Leia mais: Saiu agora! Data de saque do 13° salário do INSS! Confira

Quais os benefícios do FGTS Digital?

Conforme o Ministro do Trabalho, Luiz Marinho, o FGTS Digital poderá economizar cerca de 36 horas mensais que os empregadores dedicam ao recolhimento do FGTS. Além disso, a previsão é que os custos operacionais sejam reduzidos em torno de R$ 144 milhões por ano.

Como acessa a plataforma do FGTS Digital?

Para acessar a plataforma FGTS Digital, é necessário ter uma conta tipo prata ou ouro no gov.br. Após efetuado o login, o usuário é direcionado para o Painel do FGTS Digital. No primeiro acesso é solicitado o preenchimento de todos os dados cadastrais para haver a autorização de acesso aos demais módulos do sistema.

Este novo sistema deve ser utilizado por todas as empresas, microempreendedores individuais (MEIs) e empregadores de trabalhadores domésticos.

Leia mais: Governo libera datas para saque do Bolsa Família em março! Confira

Como gerar guia pelo FGTS Digital?

Com o novo sistema, as antigas guias GRF e GRRF foram substituídas pela guia GFD. Para sua geração, basta acessar o sistema FGTS Digital, ir até a opção “Geração de Guia” e preencher as informações solicitadas, como CNPJ da empresa e o período de referência do pagamento.

Cabe destacar que os débitos mensais e rescisórios têm datas de vencimento específicas. Ainda é importante ressaltar a diferença entre o FGTS Digital e o saque digital do FGTS.

Enquanto a primeira é uma plataforma voltada para facilitar a vida dos empregadores, o saque digital é um recurso para os trabalhadores que desejam sacar o benefício sem precisar se deslocar até uma agência física da Caixa.

Portanto, a utilização efetiva do FGTS Digital tende a trazer mais praticidade, economia de tempo e redução de custos para todos os empregadores, beneficiando também os beneficiários diretos deste fundo de garantia. Finalmente, a evolução tecnológica só tem a agregar positivamente em nossas vidas.