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Governo lança nova chance para solicitar Auxílio Moradia! Confira

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O Estado de São Paulo estendeu a oportunidade para novas candidaturas ao programa Auxílio Moradia, inserido na iniciativa Bolsa do Povo. A medida visa enfrentar a vulnerabilidade social, ajudando famílias de baixa renda, pessoas em situação de rua e ainda servidores públicos.

O Auxílio Moradia, especificamente, beneficia famílias com renda inferior a três salários mínimos e enfrentam condições habitacionais precárias, tais como custos elevados de aluguel ou residência em áreas de risco, ou insalubres.

Quem pode solicitar o Auxílio Moradia?

Podem solicitar o Auxílio Moradia famílias que tenham sido removidas de suas residências involuntariamente, devido a intervenções urbanas e/ou ambientais efetuadas pelo Governo Estadual de São Paulo, ou situações de risco iminente decorrentes de eventos naturais, como chuvas e inundações.

A situação de risco precisa ser comprovada através da declaração de estado de emergência ou calamidade pelo município residência.

Este benefício pode ser disponibilizado de duas formas: como Auxílio Moradia Emergencial ou como Auxílio Moradia Provisório.

Governo lança nova chance para solicitar Auxílio Moradia! Confira
Governo lança nova chance para solicitar Auxílio Moradia! Confira

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Como fazer a inscrição do Auxílio Moradia?

O Auxílio Moradia, segundo as diretrizes do Bolsa do Povo, dispensa inscrições diretas. O sistema identifica automaticamente os cidadãos que atendem aos critérios, emitindo um cartão do programa em seus nomes.

Os dados são reconhecidos frequentemente por meio de cadastros realizados pelas prefeituras, especialmente para contabilizar famílias que perderam suas moradias. O valor do benefício é disponibilizado por meio de um cartão, com operação pelo Banco do Brasil.

Como efetuar a solicitação do Auxílio Moradia?

A solicitação do Auxílio Moradia pode ser efetuada presencialmente ou online. Para isto, é necessário apresentar documento de identidade e CPF do solicitante, comprovantes de renda e residência, além de uma declaração que ateste a necessidade do benefício.

Entretanto, é importante frisar que as inscrições diretas são dispensadas. Isto significa que o sistema do Bolsa do Povo identifica automaticamente os cidadãos que atendem aos critérios estipulados.

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Como se cadastra no Bolsa do Povo?

Existem duas etapas para se cadastrar no programa Bolsa do Povo:

1. Cadastro no CadÚnico:

  • O primeiro passo é se cadastrar no Cadastro Único (CadÚnico), um sistema do Governo Federal que reúne informações sobre famílias de baixa renda.
  • Para se cadastrar no CadÚnico, você precisa ir ao Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) mais próximo da sua casa.
  • Você também pode fazer o pré-cadastro no CadÚnico pelo aplicativo Meu CadÚnico: https://cadunico.dataprev.gov.br/.
  • No CRAS, você precisará apresentar os seguintes documentos:
    • RG e CPF de todos os membros da família;
    • Comprovante de residência atualizado;
    • Certidão de nascimento ou casamento de todos os membros da família;
    • Carteira de trabalho (se tiver);
    • Título de eleitor (se tiver).

2. Inscrição no programa Bolsa do Povo:

  • Depois de se cadastrar no CadÚnico, você poderá se inscrever no programa Bolsa do Povo.
  • As inscrições para o Bolsa do Povo são abertas periodicamente.
  • Para se inscrever no programa, você precisa acessar o site https://www.bolsadopovo.sp.gov.br/.
  • No site, você precisará informar seus dados pessoais e responder a um questionário.
  • Você também precisará enviar os seguintes documentos:
    • RG e CPF;
    • Comprovante de residência atualizado;
    • Declaração de renda familiar.

Importante:

  • O programa Bolsa do Povo tem critérios de elegibilidade.
  • Para ter direito ao benefício, você precisa atender a esses critérios.
  • Você pode consultar os critérios de elegibilidade no site do programa.

Outras informações:

  • Você pode consultar o sua posição de inscrição no site do programa.
  • Você também pode entrar em contato com a Central de Atendimento do Bolsa do Povo pelo telefone 0800 797 9800.

Como funciona a Bolsa do Povo?

A Bolsa do Povo é um programa que centraliza ações sociais que visam auxiliar cerca de dois milhões de habitantes do Estado de São Paulo. Contempla medidas como o Auxílio Moradia, mas também a Ação Jovem, Renda Cidadã, SP Acolhe, Bolsa Empreendedor, dentre outros.

Os valores do Bolsa do Povo são entregues aos beneficiários por um cartão magnético pré-pago, enviado pelos Correios. Por isto, é essencial manter sempre os dados atualizados.

Para se cadastrar na Bolsa do Povo, é necessário acessar o portal oficial do programa e realizar o cadastro. Depois, basta fazer o login, confirmar os dados e acompanhar as informações referentes aos benefícios a que tem direito.