Concurso Público da FUNAI: Recorde de inscrições para Técnico em Indigenismo. Saiba tudo!
O posto de técnico em indigenismo da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) teve recorde de inscritos no Concurso Público Nacional Unificado, atingindo mais de 323.250 candidatos. O certame oferece 152 vagas para essa função.
O que faz um técnico em indigenismo do Concurso FUNAI?

De acordo com o edital, o técnico em indigenismo tem papel voltado ao planejamento, organização, execução, avaliação e suporte técnico e administrativo especializado a atividades inerentes ao indigenismo. Essa função também orienta e controla processos voltados à proteção e defesa dos povos indígenas.
Além disso, o técnico em indigenismo acompanha e fiscaliza ações realizadas em terras indígenas ou que afetem direta ou indiretamente os indígenas e suas comunidades. A função integra o Bloco Temático 8, no qual existem 692 vagas de nível médio na Funai, no Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No total, o bloco teve mais de 701.029 inscrições.
O indigenista da Funai Rodrigo Ayres explica que o técnico em indigenismo opera na garantia de direitos territoriais, culturais, sociais ou econômicos dos povos indígenas, mas as obrigações da função são as mais variadas possíveis, considerando a diversidade entre essas populações e as diferentes realidades de cada comunidade tradicional.
Leia mais: VALORES, CALENDÁRIO e como RECEBER PIS 2024 para CARTEIRA ASSINADA! CONFIRA!
Como está a demanda de profissionais na Funai?
Existe uma grande carência de pessoal na Funai, tornando a divisão de funções pouco criteriosa, nas palavras de Rodrigo. Além do cargo de técnico em indigenismo, o certame oferece vagas de nível superior para especialista em indigenismo nas áreas de administração, antropologia, arquitetura, arquivologia, assistência social, biblioteconomia, contabilidade, economia, engenharia, engenharia agronômica, engenharia florestal, estatística, psicologia e sociologia.
Para nível superior, existem ainda vagas para indigenista especializado, técnico em assuntos educacionais e técnico em comunicação social. As provas do Concurso Nacional Unificado serão realizadas em 220 municípios brasileiros no dia 5 de maio.
Como é trabalhar na FUNAI?
Os profissionais da Funai atuam em diversas partes do Brasil, muitas vezes em áreas remotas e de difícil acesso. Rodrigo Ayres, que atua com os indígenas isolados no sul da Amazônia Legal, descreve que os riscos de trabalhar em regiões dominadas por facções criminosas são grandes, especialmente considerando que os servidores da Funai realizam ações de fiscalização sem armamento.
Segundo o secretário da entidade Indigenistas Associados (INA), João Kafã, fora as vagas que estão previstas no concurso, existem atualmente 700 vagas em aberto. “Existindo um orçamento, o governo federal vai abrir essas vagas para contratação. A ideia é que contrate muita gente. Essa é nossa expectativa”, projeta o especialista.
Leia mais: Lotomania Concurso 2592 Prêmio de R$700 mil: Veja os números e CONFIRA se Você Ganhou!
Representatividade indígena na Funai
Do total de 502 vagas para a Funai, 30% foram reservadas para candidatos indígenas, buscando aumentar a participação desses povos no quadro funcional do órgão. De acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, no total, 9.339 indígenas estão concorrendo às vagas da Funai.