GOLPES digitais com público alvo na população Idosa! Saiba como se PROTEGER!
Em tempos de viralização de informações, os idosos acima de 60 anos estão sendo cada vez mais explorados em golpes digitais. O crescimento de registros dessas ocorrências pelo Procon em diversas localidades do Brasil é alarmante, e a necessidade de conscientização e proteção a esse público se faz cada vez mais urgente.
O método de atuação dos criminosos alia a falta de familiaridade dos idosos com as tecnologias e a confiança que eles têm nas instituições financeiras. Frequentemente, são usados golpes como o do empréstimo consignado, onde os criminosos utilizam dados roubados para realizar empréstimos em nome das vítimas, e o da falsa central de atendimento, que confirma dados pessoais.
Quais estratégias direcionam os golpes aos Idosos?
Os avanços tecnológicos trouxeram novas formas de criminalidade, principalmente voltadas aos idosos, que muitas vezes não estão tão familiarizados com o ambiente digital. Golpes de empréstimos consignados, falsas centrais de atendimento e até mesmo o assustador golpe do falso sequestro tem aumentado consideravelmente. Conhecer e entender como esses golpes funcionam é o primeiro passo para se proteger.
Estratégias dos golpistas:
- Empréstimo consignado:
- Criminosos usam dados roubados para realizar empréstimos em nome das vítimas.
- Falsa central de atendimento:
- Confirma dados pessoais para ganhar a confiança da vítima.
- Falso sequestro:
- Criminosos se passam por sequestradores para extorquir dinheiro das famílias.

Quais os principais golpes e como se prevenir?
Os golpes mais comuns envolvem empréstimos consignados, assédio por instituições financeiras, fraudes no portal Meu INSS e com cartões de crédito, além de golpes por aplicativos de mensagens e por ligações telefônicas com falsos sequestros. A dica é sempre estar atento a qualquer movimentação financeira estranha, desconfiar de ofertas muito atrativas e manter as senhas protegidas.
Golpes mais comuns:
- Empréstimos consignados:
- Ofertas de juros baixos e prazos longos.
- Descontos em produtos e serviços.
- Assédio por instituições financeiras:
- Ligações e mensagens insistentes.
- Ofertas de produtos e serviços que não condizem com as necessidades da vítima.
- Fraudes no portal Meu INSS:
- Criação de contas falsas.
- Alteração de dados cadastrais.
- Cartões de crédito:
- Clones de cartões.
- Compras fraudulentas.
- Aplicativos de mensagens:
- Golpes do falso amigo.
- Links maliciosos.
- Ligações telefônicas:
- Golpes do falso sequestro.
- Falsos funcionários de bancos.
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Quais informações podem te proteger?
A melhor maneira de se proteger desses golpes é se manter informado sobre as novas estratégias que surgem e o modo de operação desses criminosos. Discuta sobre as operações financeiras com pessoas de confiança, seja cauteloso ao fornecer informações pessoais e mantenha uma atitude proativa de desconfiança frente a ofertas e promessas muito vantajosas.
Importante ainda reforçar a atenção com contatos desconhecidos, pedir ajuda a um familiar caso esteja inseguro e, principalmente, não ceder a pressões para fazer transações ou fornecer dados sem antes verificar a legitimidade da situação.