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NOVO golpe na hora de se recadastrar no bolsa família! Se previna HOJE!

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Com a falsa promessa de recadastramento no programa federal Bolsa Família, criminosos têm invadido a conta bancária dos beneficiários em Ribeirão Preto, São Paulo. A prática criminosa tem assustado e lesado os moradores da cidade.

Vítima teve R$ 400 retirados do seu bolsa família

Uma moradora da zona Norte, mãe de quatro filhas e sem emprego, recebeu uma ligação suspeita. O bandido, alegando ser um representante do programa, orientou a mulher de 34 anos a seguir um passo a passo do suposto recadastramento via aplicativo de mensagens.

Acreditando na veracidade da informação, a vítima seguiu as instruções e enviou os códigos solicitados. No dia do recebimento do benefício, notou que R$ 400 haviam sido indevidamente retirados de sua conta.

NOVO golpe na hora de se recadastrar no bolsa família! Se previna HOJE! (Divulgação)
NOVO golpe na hora de se recadastrar no bolsa família! Se previna HOJE! (Divulgação)

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Como os golpistas agem?

Os criminosos iniciam a fraude por meio de uma ligação telefônica, onde se passam por representantes do aplicativo Caixa Tem. Durante a conversa, eles alegam que a vítima precisa realizar uma atualização urgente no cadastro para evitar a perda do benefício do Bolsa Família.

Depois, a conversa é direcionada para um aplicativo de mensagens onde solicitam o envio de códigos ou de links externos. Com as informações cedidas, os criminosos têm acesso à conta bancária das vítimas, podendo, inclusive, bloqueá-la.

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Como se proteger deste tipo de fraude?

Para não cair nesse tipo de golpe, é recomendado nunca compartilhar dados ou informações pessoais por telefonemas, ou aplicativos de mensagens.

Os beneficiários do Bolsa Família devem estar cientes de que a comunicação oficial é realizada apenas presencialmente nas Secretarias de Assistência Social municipais ou pelo aplicativo oficial Caixa Tem.

“Não clique, não digite, não confirme nada que não for pelos meios oficiais”, orienta a Secretária de Assistência Social de Ribeirão Preto, Gláucia Berenice.

Como sacar o bolsa família pelo Caixa Tem?

Para sacar o Bolsa Família pelo Caixa Tem, você pode seguir os passos abaixo:

  1. Acesse o aplicativo Caixa Tem em seu smartphone.
  2. Faça login com seu CPF e senha cadastrados.
  3. Na tela inicial, vá até a opção “Bolsa Família“.
  4. Clique em “Acessar” e informe o número do NIS (Número de Identificação Social) e a senha do Cartão Cidadão ou do Cartão Bolsa Família.
  5. Após acessar, você terá a opção de visualizar o saldo do Bolsa Família e realizar outras transações, como transferências ou pagamentos.
  6. Para sacar o benefício, vá até um caixa eletrônico ou correspondente bancário da Caixa Econômica Federal.
  7. No caixa eletrônico ou correspondente bancário, selecione a opção “Saque” e escolha a conta do Bolsa Família.
  8. Insira o valor desejado e siga as instruções na tela para concluir o saque.
  9. Guarde o comprovante de saque para sua referência.

Lembrando que é necessário ter o Cartão Cidadão ou o Cartão Bolsa Família para realizar o saque em um caixa eletrônico ou correspondente bancário. Se você não tiver esses cartões, entre em contato com a Caixa Econômica Federal para mais informações sobre como obtê-los.

Entenda o novo programa bolsa família

O programa de transferência de renda do Governo Federal, Bolsa Família, alcançará 21,06 milhões de famílias neste mês, com um gasto total de R$ 14,45 bilhões.

O valor mínimo do benefício é de R$ 600, mas com os adicionais, o valor médio do benefício sobe para R$ 686,10. Além do benefício mínimo, o programa também inclui três adicionais:

  1. Benefício Variável Familiar Nutriz: paga seis parcelas de R$ 50 a mães de bebês de até seis meses de idade, para garantir a alimentação da criança.
  2. Acréscimo de R$ 50 a famílias com gestantes e filhos de 7 a 18 anos.
  3. Acréscimo de R$ 150 a famílias com crianças de até 6 anos.

Como se cadastrar no Bolsa família?

Para se cadastrar no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), você pode seguir os seguintes passos:

  1. Procure o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua residência. Você pode encontrar o endereço do CRAS no site da prefeitura de sua cidade ou no portal do Ministério da Cidadania.
  2. Dirija-se ao CRAS com os documentos necessários. Os documentos exigidos podem variar de acordo com cada município, mas geralmente incluem:
    • Documento de identidade (RG)
    • CPF
    • Certidão de nascimento ou casamento
    • Título de eleitor (se houver)
    • Carteira de trabalho
    • Comprovante de residência
    • Comprovante de renda (caso possua)
  3. No CRAS, um profissional irá te auxiliar no preenchimento do formulário do Cadastro Único. É importante fornecer todas as informações solicitadas de forma correta e completa.
  4. Após o preenchimento do formulário, o responsável pelo CadÚnico irá realizar uma entrevista com você para verificar os dados fornecidos e esclarecer eventuais dúvidas.
  5. Após a conclusão do cadastro, você receberá um número de identificação social (NIS) e poderá aguardar a análise e aprovação do seu cadastro.

É importante manter o cadastro sempre atualizado, informando qualquer mudança na composição familiar, na renda ou na situação socioeconômica. Isso garante que você continue elegível para os programas sociais do governo federal.