NOVO golpe na hora de se recadastrar no bolsa família! Se previna HOJE!
Com a falsa promessa de recadastramento no programa federal Bolsa Família, criminosos têm invadido a conta bancária dos beneficiários em Ribeirão Preto, São Paulo. A prática criminosa tem assustado e lesado os moradores da cidade.
Vítima teve R$ 400 retirados do seu bolsa família
Uma moradora da zona Norte, mãe de quatro filhas e sem emprego, recebeu uma ligação suspeita. O bandido, alegando ser um representante do programa, orientou a mulher de 34 anos a seguir um passo a passo do suposto recadastramento via aplicativo de mensagens.
Acreditando na veracidade da informação, a vítima seguiu as instruções e enviou os códigos solicitados. No dia do recebimento do benefício, notou que R$ 400 haviam sido indevidamente retirados de sua conta.

Leia mais: Governo Anuncia Transporte Público para Desempregados NESTA Cidade! VEJA!
Como os golpistas agem?
Os criminosos iniciam a fraude por meio de uma ligação telefônica, onde se passam por representantes do aplicativo Caixa Tem. Durante a conversa, eles alegam que a vítima precisa realizar uma atualização urgente no cadastro para evitar a perda do benefício do Bolsa Família.
Depois, a conversa é direcionada para um aplicativo de mensagens onde solicitam o envio de códigos ou de links externos. Com as informações cedidas, os criminosos têm acesso à conta bancária das vítimas, podendo, inclusive, bloqueá-la.
Leia mais: VEJA Data do Pagamento da Primeira Parcela do 13º Salário do INSS! CONFIRA!
Como se proteger deste tipo de fraude?
Para não cair nesse tipo de golpe, é recomendado nunca compartilhar dados ou informações pessoais por telefonemas, ou aplicativos de mensagens.
Os beneficiários do Bolsa Família devem estar cientes de que a comunicação oficial é realizada apenas presencialmente nas Secretarias de Assistência Social municipais ou pelo aplicativo oficial Caixa Tem.
“Não clique, não digite, não confirme nada que não for pelos meios oficiais”, orienta a Secretária de Assistência Social de Ribeirão Preto, Gláucia Berenice.
Como sacar o bolsa família pelo Caixa Tem?
Para sacar o Bolsa Família pelo Caixa Tem, você pode seguir os passos abaixo:
- Acesse o aplicativo Caixa Tem em seu smartphone.
- Faça login com seu CPF e senha cadastrados.
- Na tela inicial, vá até a opção “Bolsa Família“.
- Clique em “Acessar” e informe o número do NIS (Número de Identificação Social) e a senha do Cartão Cidadão ou do Cartão Bolsa Família.
- Após acessar, você terá a opção de visualizar o saldo do Bolsa Família e realizar outras transações, como transferências ou pagamentos.
- Para sacar o benefício, vá até um caixa eletrônico ou correspondente bancário da Caixa Econômica Federal.
- No caixa eletrônico ou correspondente bancário, selecione a opção “Saque” e escolha a conta do Bolsa Família.
- Insira o valor desejado e siga as instruções na tela para concluir o saque.
- Guarde o comprovante de saque para sua referência.
Lembrando que é necessário ter o Cartão Cidadão ou o Cartão Bolsa Família para realizar o saque em um caixa eletrônico ou correspondente bancário. Se você não tiver esses cartões, entre em contato com a Caixa Econômica Federal para mais informações sobre como obtê-los.
Entenda o novo programa bolsa família
O programa de transferência de renda do Governo Federal, Bolsa Família, alcançará 21,06 milhões de famílias neste mês, com um gasto total de R$ 14,45 bilhões.
O valor mínimo do benefício é de R$ 600, mas com os adicionais, o valor médio do benefício sobe para R$ 686,10. Além do benefício mínimo, o programa também inclui três adicionais:
- Benefício Variável Familiar Nutriz: paga seis parcelas de R$ 50 a mães de bebês de até seis meses de idade, para garantir a alimentação da criança.
- Acréscimo de R$ 50 a famílias com gestantes e filhos de 7 a 18 anos.
- Acréscimo de R$ 150 a famílias com crianças de até 6 anos.
Como se cadastrar no Bolsa família?
Para se cadastrar no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), você pode seguir os seguintes passos:
- Procure o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua residência. Você pode encontrar o endereço do CRAS no site da prefeitura de sua cidade ou no portal do Ministério da Cidadania.
- Dirija-se ao CRAS com os documentos necessários. Os documentos exigidos podem variar de acordo com cada município, mas geralmente incluem:
- Documento de identidade (RG)
- CPF
- Certidão de nascimento ou casamento
- Título de eleitor (se houver)
- Carteira de trabalho
- Comprovante de residência
- Comprovante de renda (caso possua)
- No CRAS, um profissional irá te auxiliar no preenchimento do formulário do Cadastro Único. É importante fornecer todas as informações solicitadas de forma correta e completa.
- Após o preenchimento do formulário, o responsável pelo CadÚnico irá realizar uma entrevista com você para verificar os dados fornecidos e esclarecer eventuais dúvidas.
- Após a conclusão do cadastro, você receberá um número de identificação social (NIS) e poderá aguardar a análise e aprovação do seu cadastro.
É importante manter o cadastro sempre atualizado, informando qualquer mudança na composição familiar, na renda ou na situação socioeconômica. Isso garante que você continue elegível para os programas sociais do governo federal.