Saiba como brasileiros estão conseguindo perdoar dívidas pelo Serasa em 2024!
Os brasileiros estão usando as leis do país para obter a permissão de dívidas, independentemente do seu valor. Mesmo dívidas que alcançam ou ultrapassam a marca de R$ 8 mil podem ser perdoadas. No entanto, vale lembrar que nem todos os devedores têm acesso a esse benefício.
Conforme estipulado pela legislação brasileira, o Serasa – principal órgão de proteção ao crédito no país – está sujeito a algumas restrições ao cobrar débitos. Existe um regulamento judicial segundo o qual certos débitos se tornam prescrições e, portanto, não estão mais sujeitos a cobrança legal.
Leia mais: INSS 2024: Confira as novas datas da antecipação do pagamento!
Quando as dívidas serão perdoadas pelo Serasa?

Em termos de cobrança judicial, as dívidas cessam quando alcançam sua validade prescrita no tribunal. Isso implica que são antigas e, portanto, não podem ser objeto de ação judicial que requer o pagamento dos saldos em aberto pelo devedor. Tal situação ocorre quando:
-
- A dívida tem cinco anos completos desde o seu registro em agências de proteção ao crédito, como o Serasa, e perde o direito de impactar negativamente o crédito do indivíduo;
-
- Esse tipo de dívida é também conhecido como “dívida vencida”. Isso significa que a empresa perde o direito de garantir no tribunal que o débito seja pago pelo consumidor. No entanto, o não pagamento ainda é reconhecido.
Leia mais: INSS lança novo calendário de pagamentos para idosos! Confira
A dívida no Serasa ainda precisa ser paga depois de 5 anos?
Tudo depende do bom senso do consumidor. Após o período de cinco anos, a dívida fica prescrita para propósitos judiciais, mas ainda existe. Isso significa que, embora as penalidades no crédito do indivíduo e as cobranças deixem de existir, o saldo em aberto continua.
Portanto, mesmo sem ter respaldo judicial, a falta de pagamento pode ainda assim trazer algumas consequências, como incapacidade para receber mais crédito da empresa credora e a continuação de propostas de conciliação.