Bolsa Família traz Novo Calendário de Pagamentos! Fim da Fila de Espera
Fique atento, pois amanhã começa o pagamento da próxima parcela do Bolsa Família, de acordo com o calendário oficial divulgado. Nesta quinta-feira, 18 de agosto de 2023, os beneficiários cujo Número de Identificação Social (NIS) termina em 1 serão os primeiros a receber.
De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social, que responde pela administração do programa, o cronograma do Bolsa Família segue inalterado. Isso significa que ele se organiza de acordo com o último número do NIS de cada cidadão que recebe o auxílio.
O calendário oficial: Como funciona?

A programação para o mês de agosto é a seguinte:
- 18 de agosto: NIS de final 1;
- 21 de agosto: NIS de final 2;
- 22 de agosto: NIS de final 3;
- 23 de agosto: NIS de final 4;
- 24 de agosto: NIS de final 5;
- 25 de agosto: NIS de final 6;
- 28 de agosto: NIS de final 7;
- 29 de agosto: NIS de final 8;
- 30 de agosto: NIS de final 9;
- 31 de agosto: NIS de final 0.
É importante salientar que os beneficiários têm até 90 dias para movimentar os valores recebidos. Se ultrapassar esse prazo, a quantia será devolvida aos cofres públicos. O beneficiário pode movimentar o valor do benefício através de transferências via PIX, pagamentos de contas, compras online com o cartão de débito digital ou saques com o cartão do programa ou código do aplicativo Caixa Tem.
Leia Em Seguida: Suspensão do Julgamento da Revisão da Vida Toda pelo STF Preocupa Aposentados do INSS
Precisamos falar sobre a fila de espera do Bolsa Família
Conforme as últimas informações do Ministério do Desenvolvimento Social, o programa Bolsa Família possui quase meio milhão de pessoas em fila de espera apenas no mês de agosto de 2023. Este número representa famílias que preenchem os requisitos para participar do programa, mas, por algum motivo, ainda não receberam o benefício assistencial.
Os dados mais recentes mostram que existem 494.362 famílias esperando pela liberação dos valores do Bolsa Família, um acréscimo de 12% comparado aos dados do mês de maio do mesmo ano. O Ministério esclareceu, por meio de nota oficial, que a falta de informação dos meses de junho e julho ocorreu devido a ajustes no programa que provocaram alterações durante esse período.
Leia Em Seguida: PIS/PASEP sofre AUMENTO e tem previsão de pagamento anunciada
E o orçamento disponível para o Bolsa Família?
O Ministério do Desenvolvimento Social informou sobre os possíveis impactos de cortes orçamentários na implementação do Bolsa Família. Segundo o órgão, a redução no orçamento do programa foi realizada a título de bloqueio, mas que é reversível de acordo com as necessidades de atendimento da população. Até o momento, porém, o valor total do bloqueio no programa não foi divulgado.
Será que o Bolsa Família terá reajuste?
O Governo Federal está considerando aumentar o valor das parcelas do Bolsa Família em 4% a partir de março do próximo ano. Para que isso aconteça, a mudança deve ser incluída na proposta de Orçamento de 2024, que será enviada ao Congresso Nacional até o final de agosto.
Caso esse reajuste realmente ocorra, espera-se que o valor do Bolsa Família, que atualmente é de R$ 683,22, passe para R$ 710,50. Essa medida tem como objetivo compensar parcialmente a inflação deste ano, que é estimada em 4,8% pelo mercado.
Essas informações realçam a importância de estar atualizado sobre as alterações do programa. Continue acompanhando para saber mais sobre o Bolsa Família e outros benefícios sociais!