Antecipação do seu FGTS esta LIBERADA para Trabalhadores; Saiba como
Recentemente, a antecipação do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) tem sido um tópico de interesse para muitos trabalhadores brasileiros. Para além da conhecida liberação comum após uma demissão sem justa causa, existem outras modalidades de saque que podem também ser bem-vindas em tempos de crise ou para o pagamento de dívidas.
Uma destas alternativas é por meio do saque-aniversário, em vigor desde 2019. Nesta modalidade, todos os aniversariantes de cada mês têm a possibilidade de sacar até 50% do saldo presente em contas ativas e inativas do FGTS. Neste contexto, conheça mais detalhes sobre como funciona a antecipação do FGTS e como solicitá-la.
Como funciona a antecipação do FGTS?

A antecipação do FGTS, implementada pela Caixa Econômica Federal (CEF), permite que o trabalhador, em vez de esperar o prazo natural, possa retirar antecipadamente o valor equivalente ao que teria direito em três anos. Este mecanismo funciona como uma espécie de linha de crédito, tendo como garantia o saldo do saque-aniversário.
Quem pode optar pela antecipação do FGTS?
O saque-aniversário é uma opção aberta a todos os trabalhadores de carteira assinada, permitindo o saque uma vez por ano, no mês de seu aniversário, de acordo com uma tabela divulgada pela Caixa Econômica. Entretanto, é importante estar atento aos requisitos necessários para solicitar a antecipação desta modalidade:
- Ter uma conta ativa ou inativa;
- Ter aderido à modalidade de saque-aniversário pelo menos dois meses antes do próprio aniversário;
- Ter saldo suficiente no FGTS para a antecipação.
Leia Em Seguida: Acréscimo no Bolsa Família Começa a ser Pago dia 18
Como solicitar a antecipação do FGTS?
Existem três formas principais para solicitar a antecipação do FGTS, são elas: pelo aplicativo do FGTS, pelo Internet Banking da Caixa ou pelo app Caixa Tem. Em todas, é necessário seguir um passo a passo de operações que incluem autorização para consulta do FGTS, simulação do valor do empréstimo, confirmação dos dados e bloqueio do valor.
Leia Em Seguida: Novas mudanças para beneficiários do INSS
Entenda o funcionamento do Fundo de Garantia
O FGTS foi criado em 1966, através da Lei nº 5.107, como uma forma de amparar os trabalhadores demitidos sem justa causa. Neste sistema, o empregador deposita 8% do salário do trabalhador em uma conta vinculada ao fundo, que é corrigida monetariamente e remunerada com juros.
Este fundo constitui uma reserva financeira para o trabalhador para situações como a compra da casa própria, aposentadoria ou situações de desemprego involuntário. Cabe a Caixa Econômica a administração deste fundo. Importante lembrar que a adesão ao saque aniversário impede o saque-rescisão, em caso de demissão motivada pelo empregador.
Leia Em Seguida: Entenda a nova orientação da Receita Federal sobre crédito de PIS