Serasa oferece descontos de até 96% para renegociação! Não perca essa chance
O Serasa, em recente anúncio, informou que os consumidores com dívidas que ultrapassam 5 anos têm a possibilidade de tê-las perdoada.
Esse benefício facilita a saída da inadimplência e a limpeza do nome, abrindo novamente as portas para a obtenção de crédito e uso de serviços financeiros. No entanto, é preciso cumprir uma série de requisitos para poder usufruir deste benefício.
Qual é o prazo de caducidade das dívidas?
Existe um equívoco comum entre muitos devedores de que uma dívida “caduca“, isto é, deixa de existir, após um período de 5 anos. Mas, a realidade é um tanto diferente. O prazo de cinco anos se refere apenas ao tempo que as empresas credoras têm para buscar o pagamento da dívida através da justiça.
Uma vez passado esse prazo, o CPF do devedor deixa de figurar na lista de proteção ao crédito, e o credor perde o direito de acionar judicialmente. Entretanto, isso não significa que a dívida não exista mais ou que a responsabilidade de pagamento do devedor desapareça.

Leia mais: Caixa Econômica distribui auxílio emergencial de R$ 540 pelo Bolsa Trabalho: veja como receber!
Quais os benefícios do Serasa?
- Consulta de Score de Crédito: A Serasa fornece o Score de Crédito, uma pontuação que avalia o histórico financeiro do consumidor, influenciando decisões de concessão de crédito.
- Monitoramento de CPF: Possibilita o monitoramento constante do seu CPF, alertando sobre possíveis movimentações suspeitas que possam indicar fraudes.
- Negociação de Dívidas: A Serasa oferece serviços para ajudar na negociação de dívidas, permitindo acordos e facilitando o pagamento de débitos em atraso.
- Certificado Digital: Oferece serviços de certificação digital, úteis para assinaturas eletrônicas e transações online mais seguras.
- Serasa Antifraude: Ajuda a proteger contra fraudes e roubo de identidade, monitorando suas informações e alertando sobre atividades suspeitas.
- Cadastro Positivo: A Serasa gerencia o Cadastro Positivo, que permite incluir informações positivas de pagamento, podendo melhorar seu perfil de crédito.
- Condições Especiais: A partir do histórico financeiro do consumidor, a Serasa pode oferecer condições especiais em parceria com diversas empresas.
- Educação Financeira: Fornecimento de conteúdos educativos sobre finanças pessoais, auxiliando na tomada de decisões mais conscientes.
Quais as dívidas podem ser renegociadas?
As pendências financeiras renegociáveis englobam dívidas com bancos privados e estatais, contas de cartões de crédito, empréstimos, contas de luz e água, entre outras. A iniciativa visa dar uma nova oportunidade para que os cidadãos possam limpar o nome e adquirir novamente sua saúde financeira.
O programa Desenrola Brasil é, portanto, uma oportunidade única para quem está em débito e deseja reorganizar suas finanças. Lembre-se de que o prazo se encerra em 31 de março de 2024, então não deixe para a última hora. Regularize a sua situação e garanta a tranquilidade financeira.
Leia mais: Bolsa Família segue com auxílio de R$ 600 em março: pagamentos começam dia 15!
O que acontece quando uma dívida do Serasa caduca?
Passados os prazos estabelecidos para cada tipo de dívida, o devedor pode solicitar a remoção da restrição no cadastro do Serasa. Mesmo que a dívida continue listada, apenas a empresa credora poderá visualizá-la.
Ou seja, se outra empresa solicitar uma consulta de crédito, essa dívida caducada não será mais exibida. Entretanto, caso o endividado tenha contraído outras dívidas nesse período, elas estarão disponíveis para consulta.