Jornal dia
Seu jornal de notícias

Petrobras registra queda de 33,8% no lucro após retorno de Lula e frustra expectativas

0

Investidores reagiram na sexta-feira, 8 de março, ao balanço financeiro da Petrobras apresentado no fechamento da Bolsa no dia anterior. Os resultados da petroleira no quarto trimestre de 2023 ficaram 14% aquém das previsões dos analistas consultados pela Bloomberg.

O Ebitda (Lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) também não atingiu as expectativas. O lucro líquido no ano completo de 2023 foi 33,8% menor do que no ano anterior, com o primeiro ano do governo Lula registrando 124,6 bilhões de reais, contra 194 bilhões de reais em 2022.

Leia mais: Saque-Aniversário do FGTS: conheça as datas e regras para 2024!

Quantos bilhões a Petrobras reservou após retorno do Lula?

Petrobras registra queda de 33,8% no lucro após retorno de Lula e frustra expectativas
Petrobras registra queda de 33,8% no lucro após retorno de Lula e frustra expectativas

Vale ressaltar que o mercado também reagiu à decisão da companhia de não distribuir dividendos extraordinários, uma expectativa dos analistas que acompanham a empresa. Ao invés disso, a empresa decidiu reservar 42 bilhões de reais em um fundo de reserva.

O conselho de administração da companhia aprovou a proposta de distribuir 14,2 bilhões de reais em remuneração aos acionistas em duas parcelas iguais em maio e junho, corrigidas pela Selic. Tal proposta ainda precisa ser apresentada na Assembleia Geral Ordinária de acionistas, em abril.

Leia mais: Mudanças no calendário do PIS/Pasep! Saiba quando sacar e não perca datas!

Qual é o impacto das ações da Petrobras?

No cenário internacional, os recibos de ação da Petrobras negociados na bolsa de valores de Wall Street chegaram a cair 15% na noite da quinta-feira, após a divulgação dos resultados. Na manhã seguinte, os papéis tiveram um leve aumento, mas ainda assim foram negociados com queda de 11%.

Os investidores internacionais estão de olho na divulgação de outro relatório Payroll nos EUA, que deve apontar a criação de 200 mil novos postos de trabalho em fevereiro, comparado a 353 mil postos em janeiro.

A volta de Lula ao Governo e os percalços no balanço financeiro da Petrobras certamente terão grande repercussão no mercado de valores nos próximos meses. Resta aguardar e ver como os investidores e a empresa lidarão com essas novas condições.