Jornal dia
Seu jornal de notícias

MEC Lança App Jornada do Estudante: Consulte o Programa Pé-de-Meia Fácil!

0

A partir do próximo dia 20, estudantes do ensino médio matriculados na rede pública poderão consultar informações sobre o Programa Pé-de-Meia, promovido pelo Ministério da Educação (MEC), através do aplicativo Jornada do Estudante. Este programa funciona como uma espécie de poupança para este nível educacional. Cabe salientar que a lista inicial de selecionados não é definitiva, podendo sofrer atualizações pelas redes municipais, estaduais e do Distrito Federal de ensino durante o ano letivo.

Como funciona o Programa Pé-de-Meia?

Os alunos podem monitorizar a atualização de sua condição no programa por meio do aplicativo Jornada do Estudante. Essa plataforma facilitará o acesso a orientações sobre a poupança do estudante de ensino médio, além do calendário de pagamento.

Segundo o cronograma divulgado, o MEC fará o pagamento de um Incentivo-Matrícula do Programa Pé-de-Meia, no valor de R$ 200, entre os dias 26 de março e 3 de abril, de acordo com o mês de nascimento do estudante.

Jornada do Estudante: uma interface entre o MEC e os estudantes

Com o objetivo de facilitar a interação entre os estudantes e o MEC, foi lançado em junho de 2022 o aplicativo Jornada do Estudante. Nele, os alunos podem consultar de forma digital e em tempo real seus dados escolares, sem a necessidade de deslocamentos ou solicitações formais.

Leia Mais: Vale estende mandato de CEO até 2024 e enfrenta pressão do governo Lula! Confira

Como Conferir os pagamentos?

A partir de 20 de março, os estudantes poderão ter acesso à nova versão do aplicativo, disponível gratuitamente nas lojas Google Play e App Store. Através dessa plataforma, os alunos conseguirão acompanhar o pagamento das parcelas do Programa Pé-de-Meia e ter acesso a dados bancários relacionados aos depósitos. Assim, o aplicativo funciona como uma ferramenta para tornar mais simples e transparente a jornada educacional dos estudantes brasileiros.

Dessa forma, além de promover maior acessibilidade às informações, o aplicativo também visa a solução rápida de problemas, fornecendo orientações em casos de rejeições de pagamento e facilitando a comunicação entre os estudantes e o MEC.

Leia Mais: Concurso Público em Sorocaba com Salários de até R$15 mil: Inscrições Abertas!