Jornal dia
Seu jornal de notícias

INSS e Correios Unem Forças: Acesso Fácil ao Auxílio-Doença com Atestmed! Veja

0

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) confirmou para o próximo 20 de março de 2024, a sua parceria com os Correios. Esta colaboração visa facilitar a solicitação de benefício por incapacidade temporária, antes conhecido como auxílio-doença, utilizando a ferramenta Atestmed dentro das agências dos Correios.

Leia mais: Imposto de Renda 2024: Saiba as novidades e aprenda como fazer a sua declaração!

Como funciona o atendimento do INSS com o Atestmed?

INSS e Correios Unem Forças: Acesso Fácil ao Auxílio-Doença com Atestmed!
INSS e Correios Unem Forças: Acesso Fácil ao Auxílio-Doença com Atestmed!

O Atestmed é um sistema criado para simplificar a substituição da perícia médica presencial pela análica documental eletrônica, especificamente em casos de benefícios de curta duração – aqueles que têm duração máxima de 180 dias. Com o apoio do presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, espera-se que todas as solicitações de benefícios por incapacidade temporária sejam feitas através do Atestmed até o final de abril de 2024.

Com esta parceria, os segurados do INSS poderão solicitar o benefício apresentando o atestado médico ou odontológico em qualquer agência dos Correios ao redor do país. Os profissionais dos Correios, então, serão responsáveis por digitalizar os atestados médicos, além de outros documentos necessários, facilitando assim a abertura do processo via Atestmed.

O que é o Atestmed do INSS?

Segundo informações retiradas do portal Gov, o Atestmed é um novo método de solicitar o benefício por capacidade temporária. Este procedimento possibilita que o segurado faça todo o processo de forma digital, inclusive enviando comprovantes que evidenciam a necessidade do benefício, sem a necessidade de passar por perícias in loco.

Leia mais: CPF na Nota: Combata a sonegação fiscal e ganhe vantagens financeiras!

Quais os benefício do uso do Atestmed com o INSS?

Esta colaboração com os Correios, juntamente a um segundo projeto-piloto do INSS, são estratégias direcionadas a acelerar as concessões de auxílio-doença, diminuindo dessa forma os gastos do INSS com o pagamento de correção monetária geradas por atrasos na liberação do benefício.

Com a implementação do Atestmed, os médicos peritos do INSS poderão focar no estudo de análises mais complexas, tal como a avaliação para aposentadoria por invalidez ou as solicitações de Benefício de Prestação Continuada (BPC) para pessoas com necessidades especiais, além da revisão periódica de outros benefícios concedidos.