CONTA de LUZ vai CAIR! Aneel Confirma DIMINUIÇÃO na cobrança em Setembro
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou na última sexta-feira, 25, uma decisão que promete aliviar o bolso dos consumidores: a manutenção da bandeira tarifária verde no mês de setembro. Tal decisão significa que não haverá cobrança adicional nas contas de energia no próximo mês.
Esta é uma notícia muito aguardada, especialmente em um cenário de constantes ajustes na economia. A decisão vem sendo comemorada pelos brasileiros, que já esperam uma leve folga nas contas a pagar.
Por que a decisão de manter a bandeira verde é importante?
A bandeira verde na conta de luz significa que as condições de geração de energia estão favoráveis ao consumidor, não havendo necessidade de cobrança extra. Tal bandeira vem sendo mantida desde abril do ano passado, um alívio para o bolso do consumidor que não precisa arcar com taxas adicionais.
Leia Mais: Novas TAXAS para quem é MEI? Saiba tudo sobre o novo IMPOSTO
Quais as expectativas para o futuro?
Segundo Sandoval Feitosa, diretor-geral da Aneel, a expectativa é que a bandeira verde seja mantida em vigor até o final do ano. O diretor destacou também a consulta pública que prevê a redução dos valores das bandeiras em até 36,9%. Tal medida se faz possível graças a um cenário favorável para geração de energia por hidrelétricas, e diante do crescimento do volume de chuvas, aumento da oferta de energia renovável e a queda no preço dos combustíveis fósseis.
Leia Mais: Shein Responde TAXAÇÃO feita pelo Governo Brasileiro! O que vai MUDAR?
O que são as bandeiras tarifárias?
O sistema de bandeiras tarifárias foi implementando em 2015 como forma de sinalizar aos consumidores os custos reais da produção de energia. Dependendo das condições de geração de energia, pode haver acréscimo no valor da conta de luz. Tais acréscimos são identificados por bandeiras amarela, vermelha e de escassez hídrica. Entretanto, segundo a recente decisão da Aneel, a bandeira verde, que não possui cobrança adicional, será mantida.