INSS inicia pagamentos com valores inesperados: Entenda o novo cronograma
Com início no dia 25 de agosto, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) iniciou o processo de transferências financeiras para aposentados e pensionistas. Seguindo uma rotina tradicional que prioriza primeiro aqueles com salários limitados ao piso, notou-se nesta última quarta-feira (30) um depósito com valor abaixo do esperado.
Este cenário tem gerado questionamentos entre os beneficiários que estão buscando maiores esclarecimentos. A ordem de pagamentos do INSS seguiu o cronograma usual, iniciando sempre na penúltima semana do mês, por cerca de 10 dias úteis. Este tempo é o necessário para que todos os grupos de beneficiários recebam os respectivos valores previdenciários.
Por que os pagamentos do INSS foram menores que o esperado?

O cronograma geralmente se estende até as primeiras semanas do próximo mês, mas em agosto houve uma alteração devido ao feriado nacional de 7 de setembro. Sendo assim, o calendário de agosto vai até o dia 8 do próximo mês.
Os depósitos são realizados diretamente na conta corrente informada pelos cidadãos quando o benefício foi aprovado. Quem optou por não fornecer os dados de uma conta corrente, pôde optar por receber através de um cartão magnético.
Como funciona a ordem de pagamentos?
A separação dos pagamentos é feita com base no último dígito do benefício, especificamente aquele antes do hífen. Além disso, o INSS faz um distinção no cronograma com base no valor do benefício que o beneficiário recebe.
Os cidadãos que têm um salário igual ao piso (R$ 1.320 em 2023) são os primeiros a receberem os pagamentos, que iniciam ainda em agosto. Já aqueles que possuem um valor maior até o teto (R$ 7.507,49 em 2023) receberão seus pagamentos a partir de setembro.
Leia Mais: Como se proteger de golpes do Empréstimo consignado?
O que esperar do calendário de pagamentos do INSS?
Na quarta-feira (30), o grupo de pessoas com rendimento de até um salário mínimo, e cujo número de benefício termina em 4, será contemplado. Para aqueles que recebem acima do piso, o calendário de pagamentos do INSS começa em 1º de setembro.
A ordem de depósitos para beneficiários com rendimento acima do piso até o teto, contempla dois grupos por dia. Já para aqueles com pagamento equivalente ao piso, apenas um grupo é beneficiado por dia