Jornal dia
Seu jornal de notícias

Como RESOLVER a FALHA no pagamento do 4º lote de restituição do Imposto?

0

Na última quinta-feira (31), a Receita Federal havia previsto o pagamento do 4º lote da restituição do Imposto de Renda para mais de 6 milhões de cidadãos em todo o Brasil. Entretanto, uma série de contribuintes relatou não ter recebido o dinheiro na data e hora marcadas, causando inquietação entre os esperados beneficiários.

Mesmo após consulta ao saldo e confirmação de estarem na lista para receber o benefício neste quarto lote, muitos contribuintes não viram o dinheiro na conta no dia programado para o pagamento.

Qual foi o motivo da demora na restituição?

Novidades do Imposto De Renda em 2023 (Fonte/Edição: JornalDia).
Novidades do Imposto De Renda em 2023 (Fonte/Edição: JornalDia).

Em resposta oficial, a Receita Federal afirmou que a demora não era culpa dos contribuintes. Segundo a nota divulgada, a causa foi o “grande volume de restituições do lote de agosto”, o que acarretou uma demora nos pagamentos de TED. No entanto, a instituição garantiu que o problema foi solucionado e que, a partir das 16h do mesmo dia, todos os contribuintes elegíveis já teriam recebido o valor devido em suas contas.

E se o valor não foi depositado?

Se o contribuinte realizou a consulta do saldo e não identificou o crédito, existem outros fatores que podem explicar a ausência do pagamento. Segundo esclarecimentos da Receita Federal, a restituição pode não ter sido paga por erros do contribuinte na informação da conta. Neste caso, será necessário realizar um reagendamento.

Leia Mais: VOCÊ TEM DINHEIRO NO PIS/PASEP! Consulte tudo pelo CELULAR!

Os bancos apresentaram problemas?

Os bancos citados nas reclamações, por sua vez, garantiram que não houve problemas no repasse do dinheiro feito pela Receita Federal na quinta-feira (31). As maiores instituições financeiras do país – Banco do Brasil, Bradesco e Nubank – negaram quaisquer indisponibilidades que pudessem ter impedido a realização dos pagamentos.

Leia Mais: Salário mínimo de 2024 SURPREENDE! Veja novas Regras e Valores

Como está a situação da restituição do Imposto de Renda agora?

Para o 4º lote da restituição do Imposto de Renda, a Receita Federal estimou a liberação de cerca de R$ 7,5 bilhões. Desse total, R$ 914 milhões estão sendo direcionados para o pagamento do grupo de prioridade, compreendendo idosos acima de 80 anos, idosos entre 60 e 79 anos, contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave, profissionais do magistério e aqueles que optaram pelo recebimento da restituição via PIX.

A maior parte dos contemplados neste lote, porém, não integra nenhum grupo prioritário. De acordo com a Receita Federal, 5.761.117 contribuintes que entregaram a declaração até o dia 29 de maio puderam movimentar a quantia a partir da última quinta-feira (31).