Como Consultar o Registro na Carteira de Trabalho Digital pelo CPF?
A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) exerce um importante papel em nossas vidas profissionais. Ela serve como um histórico do trabalhador, registrando todas as suas relações empregatícias, além de eventos significativos em sua jornada laboral. Com a digitalização, consultar o registro na Carteira de Trabalho pelo CPF tornou-se mais simples e rápido. Descubra como fazer nesta matéria.
Por que a consulta do registro na CTPS é fundamental?
Garantir que todas as informações e relações de trabalho estejam corretamente registradas na Carteira de Trabalho é imprescindível. É através dela que se garante o acesso a diversos direitos, como o seguro-desemprego, FGTS e aposentadoria. A comprovação de experiência profissional em processos seletivos também é um ponto relevante.
Leia Mais: Seu Bolsa Família será CANCELADO se Não fizer estas atualizações! Confira
Como o registro na Carteira de Trabalho pelo CPF pode ser consultado?
Hoje, a consulta do registro da CTPS pelo CPF pode ser feita digitalmente. Existem duas opções: pelo aplicativo Digital ou pelo site da Secretaria do Trabalho. Ambos requerem uma conta Gov.br, que pode ser acessada com seu CPF e senha. No aplicativo, todos os dados são disponibilizados com algumas cliques. No site, também é possível acessar todas as informações pessoais.
Mas e a Carteira de Trabalho física, ainda é necessária?
O número da Carteira de Trabalho ainda é pedido para diversos procedimentos, mesmo na era digital. Mas como achá-lo? Possuímos duas formas: através do site da Caixa Econômica Federal ou verificando o documento físico. No entanto, a tendência é que cada vez menos seja necessário o número da Carteira de Trabalho física, uma vez que o trabalhador conseguirá acessar todas as informações apenas utilizando o CPF.
Leia Mais: Como Fazer a Prova de Vida do INSS Pela Internet?
Afinal, quais benefícios a Carteira de Trabalho digital traz?
A CTPS digital oferece praticidade e rapidez, pois pode ser acessada em qualquer lugar. Porém, em certos casos, como por exemplo, para funcionários públicos e estrangeiros, a Carteira de Trabalho física ainda é indispensável.
De qualquer forma, esse importante documento acompanha o trabalhador em toda sua vida laboral, e é por meio dela que muitos direitos estão garantidos. Manter-se atualizado com suas informações e usar das facilidades digitais é de suma importância.