Jornal dia
Seu jornal de notícias

Comunicado PIX: Novas FUNÇÕES ANUNCIADAS HOJE (05)

0

Se você já se adaptou à nova tecnologia de transferência instantânea, chamada PIX, certamente está ansioso(a) para saber até onde ela pode chegar. O PIX trouxe praticidade e agilidade para as transações financeiras e, de acordo com o Banco Central (BC), deve expandir suas possibilidades em breve. Vamos explorar quais serviços podem adotar como método de pagamento.

Atualmente, o PIX já ultrapassou o dinheiro físico em número de transações e continua crescendo a olhos vistos. O BC, reconhecendo o enorme impacto dessa inovação, divulgou recentemente novidades para essa modalidade de pagamento,

Quais as novas oportunidades para o PIX?

Novidades do PIXem 2023 (Fonte/Edição: JornalDia).
Novidades do PIXem 2023 (Fonte/Edição: JornalDia).

No novo relatório de gestão que aborda o funcionamento da ferramenta nos dois primeiros anos (2020-2022) e faz previsões para o futuro, o BC apontou para a possibilidade de utilizar o PIX para quitar serviços diários.

Leia Mais: PIS/PASEP tem previsão para volta em 2023? Confira

Quais serviços podem vir a aceitar o pagamento virtual?

Entre os exemplos citados no relatório de novos serviços que poderão aceitar o PIX estão: transporte público, como ônibus ou metrôs; pagamento de pedágios em rodovias e estacionamentos. Além disso, o BC já vem há algum tempo sinalizando a possibilidade de fazer compras parceladas.

Leia Mais: Saque-Aniversário FGTS para Nascidos em Setembro tem Último Prazo Anunciado

O lançamento do PIX Crédito

Outra novidade interessante revelada pelo relatório foi a possibilidade de surgimento do PIX Crédito. Segundo o presidente do BC, Roberto Campos Neto, a proposta é oferecer mais uma opção para a população. Especialistas da área financeira afirmam que, dependendo das taxas cobradas, até mesmo o popular cartão de crédito pode começar a ser ofuscado por esse novo recurso.

Com a tendência de envio de pagamentos instantâneos, a ideia é que Crédito atue como uma alternativa ao crédito rotativo do cartão, que é provavelmente o tipo de crédito mais caro oferecido pelo mercado. Poder utilizar o PIX para pagamentos parcelados ou a prazo, certamente, é uma mudança significativa que pode representar um novo panorama para as transações financeiras no Brasil.

Finalizando, é importante dizer que, por mais que o PIX já tenha conquistado a confiança de muitos brasileiros e mudado a forma de fazer transferências, é sempre importante se manter informado sobre as taxas de juros e as condições do uso dessa modalidade, seja ela o PIX comum ou o futuro PIX Crédito.