Jornal dia
Seu jornal de notícias

Recebe UM salário mínimo mensal? Saiba Como RECEBER o Bolsa Família com esta renda!

0

O Bolsa Família é um programa social implementado no Brasil que tem como objetivo principal combater a pobreza e as desigualdades sociais. Para serem elegíveis a esse programa, as famílias devem se enquadrar em certos critérios, como por exemplo, ter uma renda per capita mensal específica. Isso garante que o benefício seja oferecido às famílias que mais necessitam. Além disso, é necessário manter o cadastro atualizado e cumprir outros requisitos, como a frequência escolar das crianças e a vacinação das crianças menores de sete anos.

O valor do benefício varia de acordo com a renda e a composição de cada família. No entanto, ele é predefinido e fixo, ou seja, os beneficiários recebem um valor mensal que é determinado com base na sua situação socioeconômica. Assim, a transferência de renda fixa do Bolsa Família desempenha um papel crucial na redução da pobreza e na melhoria das condições de vida de milhões de brasileiros.

Como funciona a elegibilidade para o Bolsa Família?

Novidades do Bolsa Família em 2023 (Fonte/Edição: JornalDia).
Novidades do Bolsa Família em 2023 (Fonte/Edição: JornalDia).

O Bolsa Família considera critérios rigorosos de elegibilidade, levando em consideração a renda per capita das famílias. No geral, as famílias que vivem em situação de pobreza ou de extrema vulnerabilidade podem se cadastrar no programa. Um dos aspectos mais discutidos envolve a renda mensal de quem trabalha e está cadastrado no programa. Muitos beneficiários querem saber se é possível conciliar o recebimento do auxílio com uma remuneração de pelo menos um salário mínimo.

Leia Mais: Quem recebe um salário mínimo tem direito a receber o Bolsa Família? Saiba aqui

É possível receber o benefício tendo um salário mínimo?

Essa é uma dúvida recorrente entre os segurados do programa. Para receber o Bolsa Família, é necessário ter uma renda per capita que chegue até 218 reais por pessoa, valor que é obtido pela soma da renda de todos os membros da família, dividido pelo número de integrantes. No entanto, existe uma Regra de Proteção que permite que os membros familiares consigam emprego e continuem recebendo o Bolsa Família, desde que a renda per capita fique em metade do salário mínimo, que atualmente é de R$ 660. Nesses casos, o benefício passa a ser pago com 50% do valor durante 2 anos.

Leia Mais: Programa Desenrola Brasil Atende Novos Grupos Hoje(11)

O papel do Bolsa Família na inclusão social

Desde o seu lançamento em 2003, o Bolsa Família tem desempenhado um papel significativo na redução da pobreza e das desigualdades sociais no Brasil. Além disso, tem contribuído para a inclusão social, ao garantir o acesso a educação e saúde de crianças que estão dentro dos critérios estabelecidos. Com isso, mais famílias passam a ter a oportunidade de viverem com mais dignidade e a possibilidade de terem um futuro melhor.