Jornal dia
Seu jornal de notícias

Caixa libera saque de R$6.220,00 para trabalhadores! Saiba Como

0

Desenvolvido pela CAIXA Econômica Federal com o objetivo de atender aos trabalhadores residentes em municípios afetados por situações de calamidade pública, o Saque Calamidade surge como uma alternativa financeira importante. Esta medida tem sido uma aliada na superação dos desafios relacionados a diversos eventos, como enchentes e ciclones, por exemplo. A medida permite que seja solicitado o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) de forma facilitada.

Recentemente, tal facilitação foi liberada para os municípios de Jóia e São Lourenço do Sul, no Rio Grande do Sul, tendo em vista as chuvas significativas que atingiram essas cidades. Vamos explorar mais detalhes sobre esta ação, incluindo como realizar o saque e quais documentos são necessários.

Entenda o Saque Calamidade em Jóia e São Lourenço do Sul

Novidades do FGTS em 2023 (Fonte/Edição: JornalDia).
Novidades do FGTS em 2023 (Fonte/Edição: JornalDia).

Os moradores de Jóia e São Lourenço do Sul podem solicitar o saque do FGTS por calamidade através do Aplicativo FGTS, sem precisar ir a uma agência bancária. É importante lembrar que para realizar o saque, o trabalhador deve ter saldo em sua conta do FGTS e não ter efetuado saque por calamidade nos últimos 12 meses. O valor máximo para saque é R$ 6.220,00.

Leia Mais: Quem tem Direito ao Auxílio Brasil em 2023? Saiba Como Consultar Datas e Valores

Quais são os prazos para solicitação?

Os afetados em Jóia podem solicitar o saque até 24/10/2023, enquanto os de São Lourenço do Sul têm até o dia 08/11/2023 para realizar a solicitação.

Como solicitar o saque do FGTS por calamidade?

O passo a passo para o saque é bem simplificado. A começar pelo download do aplicativo FGTS, disponível gratuitamente para as plataformas Android e iOS. Após efetuar o seu cadastro, a solicitação é realizada a partir da opção “Meus Saques”, onde deverá ser escolhida a opção “Outras situações de saque – Calamidade pública”. Depois é só selecionar a cidade de residência e seguir as orientações para encaminhar os documentos necessários.

Leia Mais: Como receber o PIS/PASEP em caso de falecimento do beneficiário?

Quais são os documentos necessários para solicitação?

Para realizar a solicitação do saque por calamidade, é necessário apresentar um documento de identidade e um comprovante de residência em nome do trabalhador emitido até 120 antes da decretação da calamidade. Quando este comprovante estiver em nome do cônjuge ou companheiro(a), será necessário apresentar a certidão de casamento ou escritura pública de união estável.

Para mais informações sobre o Saque Calamidade, você pode acessar o site da CAIXA ou ligar para o número 0800 726 0207. Esta medida é de extrema importância para auxiliar os trabalhadores em momentos críticos. Com o aplicativo FGTS, o processo de solicitação torna-se ainda mais prático e cómodo, ao permitir que o saque seja realizado sem precisar sair de casa.