Reajuste INSS 2024: Novo Teto e Isenções de IR Revelados!
No novo ano de 2024, os aposentados e pensionistas que recebem mais que o salário mínimo, terão um aumento de 3,71% em seus benefícios, conforme anunciado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Esse aumento é ajustado pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e visa preservar o poder de compra dessa camada da população frente às adversidades inflacionárias.
Como o reajuste do INSS influência no teto de benefícios?

Em 2024, o teto dos benefícios do INSS será de R$ 7.786,01. Esse ajuste no valor máximo que pode ser recebido é essencial para que aposentados e pensionistas possam manter seu padrão de vida diante do cenário econômico atual, garantindo um suporte financeiro adequado.
Como são as novas faixas de isenção do IR para os beneficiados?
Para quem recebe aposentadoria ou pensão pelo INSS, o reajuste também traz mudanças nas faixas de isenção do IR. Beneficiários de 65 anos para cima possuem um benefício adicional, elevando o limite de renda isenta para esse grupo. A faixa de isenção padrão é até R$ 2.640,00, o que ajuda muitos a ficarem fora da necessidade de contribuir com o imposto.
Como realizar consultas de benefício via Portal Meu INSS?
Neste tópico, vamos explorar um passo a passo simples para acessar e gerenciar seu benefício no portal Meu INSS. Este processo foi simplificado, proporcionando a todos uma maneira fácil e segura de obter informações detalhadas e atualizadas:
- Acesse o site Meu INSS.
- Selecione a opção “Entrar”, e proceda com o cadastro ou login.
- Responda as perguntas de segurança requeridas pelo sistema.
- Crie e confirme uma senha forte para futuros acessos.
Utilizando estas etapas, os beneficiários conseguem ter controle total sobre suas contribuições e benefícios, podendo inclusive solicitar novos serviçosou ajustes necessários.
Calendário de Pagamentos do INSS: O que você precisa saber?
O calendário de pagamentos é organizado de acordo com o número final do NIS (Número de Identificação Social) do beneficiário. Essencial para o planejamento financeiro dos indivíduos, este calendário ajuda na organização das receitas mensais. Além disso, importantes informações sobre a distribuição do décimo terceiro salário são detalhadas, dividindo o benefício em duas parcelas distribuídas ao longo do ano.
Com as novas definições e ajustes para 2024, espera-se que os aposentados e pensionistas do INSS possam ter um ano mais tranquilo e financeiramente seguro. Em caso de dúvidas, a central de atendimento do INSS pelo número 135 está à disposição para assistência e esclarecimentos necessários.