Jornal dia
Seu jornal de notícias

CORTE no INSS? Veja o que o órgão IMPLEMENTARÁ e COMO EVITAR!

0

Violadores dos benefícios do INSS não são apenas uma dor de cabeça para a administração pública brasileira. Estes atos ilícitos também representam um peso financeiro para os cofres do Estado, ameaçando a estabilidade do sistema previdenciário do Brasil. Perante tal situação, torna-se essencial estar a par das medidas implementadas pelo Governo Federal para enfrentar essas irregularidades. Afinal, são os beneficiários do INSS que podem acabar sofrendo as consequências.

Conforme mencionado por Alessandro Stefanutto, presidente da autarquia, o INSS tem se concentrado em quatro áreas estratégicas a fim de melhorar o processo de concessão de benefícios e reduzir a incidência de fraudes. Essas alterações não apenas afetam diretamente o sistema previdenciário, como também promovem a justiça social, permitindo que o dinheiro economizado seja destinado para áreas essenciais, como educação, saúde e segurança pública.

Estratégias do INSS na luta contra fraudes: o que está sendo feito?

Novidades do INSS em 2023 (Fonte/Edição: JornalDia).
Novidades do INSS em 2023 (Fonte/Edição: JornalDia).

Uma das estratégias adotadas pelo INSS para combater as fraudes é a alteração na legislação, que agora permite o acesso às informações financeiras dos solicitantes. Por exemplo, os dados contidos na Declaração do Imposto de Renda, particularmente no caso de quem solicita o BPC, agora podem ser verificados. Paralelamente, o INSS busca uma maior integração entre os bancos de dados municipais, estaduais e federais, possibilitando uma verificação mais criteriosa dos requisitos de elegibilidade para recebimento de benefícios.

Além disso, o INSS tem feito investimentos em segurança cibernética para combater o aumento das fraudes digitais. O instituto enfrenta uma série de fraudes cometidas de forma eletrônica, o que exige um sistema robusto para proteger os dados e prevenir invasões que ameacem a integridade das informações.

Leia Mais: Governo muda regra para quem opta pelo saque-aniversário do FGTS

Como os golpes podem ser evitados?

O INSS, como um dos principais operadores de empréstimos consignados, oferece algumas recomendações para evitar golpes. É fundamental, por exemplo, verificar sempre se a instituição financeira está devidamente credenciada junto ao Banco Central e ao INSS. Ademais, a comparação de taxas de juros e outros encargos é essencial e nunca se deve fornecer informações pessoais por meio de canais não oficiais.

Leia Mais: Salário mínimo 2024: qual será o NOVO VALOR e Data do início?

Adicional de 25% nos benefícios do INSS: quem pode solicitar?

O aumento de 25% no benefício é voltado aos segurados do INSS que atendem aos critérios estabelecidos pela autarquia, especialmente àqueles com alguma doença ou condição física que os impeça de realizar atividades básicas do dia a dia. Nesses casos, o INSS concede o acréscimo para ajudar a financiar os cuidados necessários.

A solicitação deste acréscimo deve ser realizada por meio do site oficial do INSS, seguindo as instruções disponíveis na seção “Agendamentos/Requerimentos”. Vale lembrar que, caso o segurado não possa realizar este processo sozinho, ele pode designar um procurador para fazê-lo em seu nome, utilizando o modelo padrão de procuração fornecido pelo INSS.

Assim, diante do avanço das fraudes contra o sistema previdenciário brasileiro, seja digital ou não, o INSS tem buscado reforçar suas estratégias de combate. A intenção não é apenas proteger os recursos públicos, mas também garantir a eficácia e sustentabilidade do sistema previdenciário brasileiro, resguardando os direitos e a segurança dos beneficiários.