Tudo o que você precisa para recuperar dinheiro perdido
Seja através de apostas não conferidas na loteria, contas esquecidas ou até impostos pagos a mais, perder dinheiro nunca é uma situação agradável. Mas você sabia que existem maneiras de recuperá-los? Conheça mais sobre isso no artigo abaixo!
Inclusive, um dos maiores aliados nessa missão pode ser o Sistema Valores a Receber, uma plataforma do Banco Central repleta de recursos para o brasileiro que precisa reaver seu dinheiro. Ficou interessado? Então continue lendo!
Aprenda como recuperar seu dinheiro perdido
Existem diversas maneiras de perder dinheiro e, felizmente, quase a mesma quantidade de formas de recuperá-lo. Se você desconfia que pode ter esquecido algum valor no passado, continue a leitura e veja como receber dinheiro perdido!
Como reaver dinheiro de PIS/PASEP e Imposto de Renda?
Para quem exerceu atividade remunerada entre 1971 e 1988, cerca de R$ 25,4 bilhões foram liberados pelo Governo Federal através das cotas de PIS/PASEP. Enquanto isso, quem pagou a mais no imposto de renda também tem a possibilidade de recuperar o dinheiro através da restituição. Para ambos os casos, é necessário acompanhar os prazos de saque e as datas indicadas pelos órgãos responsáveis.
Leia Mais: INSS libera empréstimo consignado para beneficiários do BPC: Saiba todos os detalhes!
Outras formas de recuperar dinheiro perdido
Além disso, outras formas de recuperar dinheiro envolvem prêmios da loteria não resgatados, saldo de FGTS de contas inativas e até mesmo seguro DPVAT de acidentes em vias terrestres. Vale reforçar que, em todos esses casos, é essencial estar atento aos prazos de saque e fazer a solicitação de transferências dentro do período correto.
Leia Mais: Aumento de 25% na Aposentadoria do INSS: Quem tem Direito e Como Solicitar
O que é e como funciona a plataforma Valores a Receber?
O Banco Central desenvolveu o Sistema Valores a Receber para auxiliar cidadãos na recuperação de dinheiro que possa ter ficado esquecido em transações financeiras ou contas encerradas. Com uma interface de fácil utilização, a plataforma oferece a opção de consultar tanto com o CPF como com o CNPJ. Uma vez encontrado o valor esquecido, o usuário pode solicitá-lo e acompanhar a transferência através do próprio sistema.
Desse modo, tão importante quanto estar em dia com as contribuições financeiras é garantir que o dinheiro que é seu retorne ao seu bolso. Seja através do PIS/PASEP, imposto de renda, prêmios de loteria, FGTS ou seguro DPVAT, não deixe que seu dinheiro fique esquecido. Mantenha-se informado, consulte regularmente a plataforma Valores a Receber e conte sempre com o auxílio de profissionais para esclarecer suas dúvidas. Afinal, o seu dinheiro é resultado do seu trabalho e deve estar onde ele pertence: com você.