Saiba como se beneficiar da nova mudança do FIES
Uma excelente notícia para estudantes com dívidas do Fies: o Ministério da Educação estendeu o prazo para renegociar. Inicialmente marcado para encerrar em 31 de maio, o novo prazo vai até 31 de agosto de 2024, dando mais tempo para que beneficiários possam ajustar suas contas.
O programa “Desenrola Fies“, como é conhecido, oferece oportunidades incríveis de redução de dívidas, com descontos que podem chegar até 99% para os alunos que contrataram o financiamento até 2017 e ainda possuem pendências. Para fazer parte, os interessados devem procurar a Caixa Econômica Federal ou o Banco do Brasil e verificar as opções disponíveis, incluindo simulações online.

Como Funciona a Renegociação no FIES?
A ideia central do “Desenrola Fies” é simplificar a vida financeira dos estudantes, facilitando o pagamento e liberando-os de dívidas anteriores que podem estar impactando outras áreas de suas vidas. O acesso ao programa é condicionado a certos critérios que definem quem pode aproveitar esses benefícios extraordinários.
Quem Pode Beneficiar-se das Condições Especiais?
- Estudantes que formalizaram o contrato de financiamento até o ano de 2017.
- Débitos que estavam pendentes em 30 de junho de 2023.
- A duração do atraso no pagamento influencia o percentual do desconto oferecido.
Quais são os Descontos Oferecidos?
- Dívidas com mais de 90 dias sem pagamento até 30/06/2023: possibilidade de pagamento à vista com 100% de desconto nos juros e 12% no valor principal, ou parcelamento em até 150 vezes, com isenção total de juros e multas.
- Para inadimplentes há mais de 365 dias e cadastrados no CadÚnico ou beneficiários do auxílio emergencial 2021: desconto de 92% no total da dívida ou, para pagamentos de prestações com mais de 5 anos de atraso, desconto de 99%.
- Alunos com mais de 365 dias de atraso, mas fora do CadÚnico e do auxílio emergencial: desconto de 77% na dívida consolidada.
É importante notar que todos os casos permitidos para parcelamento contemplam uma prestação mínima de R$ 200 por mês. Descontos são revogados se há falha no pagamento de três parcelas consecutivas ou cinco alternadas.
Essa extensão do prazo é uma ótima oportunidade para que ex-estudantes possam reajustar suas finanças, sem ter o peso de grandes dívidas atrasadas. A renegociação inteligente através do “Desenrola Fies” pode representar um novo começo financeiro para muitos.