Pagamento do Bolsa Família é LIBERADO HOJE (28/09)! Saiba Quem Recebe
Hoje é um dia importante para muitas famílias brasileiras. No dia 28 de setembro de 2023, o benefício do Bolsa Família, o principal programa de distribuição de renda no país, foi liberado para um novo grupo de beneficiários. O pagamento, realizado pela Caixa Econômica Federal, ocorre conforme o último dígito do Número de Identificação Social (NIS).
Esse benefício auxilia mais de 20 milhões de famílias a sair da situação de extrema pobreza, disponibilizando uma renda complementar. Neste artigo, conheceremos mais detalhes sobre quem pode receber o pagamento hoje e quais são as etapas para realizar o saque deste benefício tão relevante.
Bolsa Família: quem recebe e como consultar o calendário

A liberação dos recursos do Bolsa Família para o mês de setembro teve início no dia 18 e seguirá até o dia 29. Os beneficiários recebem de acordo com o NIS, que é distribuído em datas específicas ao longo do mês. Hoje, estão liberados os pagamentos para os inscritos com NIS final 9.
Todos os valores são depositados pela Caixa Econômica Federal diretamente nas contas digitais dos usuários, permitindo assim o acesso imediato aos valores por meio da plataforma digital Caixa Tem.”
Leia Mais: Empréstimo do FGTS libera 12 parcelas do saque-aniversário pagamento único
Quais as datas específicas de pagamentos para cada final de NIS?
As datas para cada final do NIS de setembro são as seguintes:
- NIS de final 1: dia 18 de setembro;
- NIS de final 2: dia 19 de setembro;
- NIS de final 3: dia 20 de setembro;
- NIS de final 4: dia 21 de setembro;
- NIS de final 5: dia 22 de setembro;
- NIS de final 6: dia 25 de setembro;
- NIS de final 7: dia 26 de setembro;
- NIS de final 8: dia 27 de setembro;
- NIS de final 9: dia 28 de setembro;
- NIS de final 0: dia 29 de setembro.
Como retirar o benefício do Bolsa Família?
Os beneficiários podem movimentar os pagamentos por meio do aplicativo Caixa Tem, permitindo a realização de transferências, PIX, recarga de celular e pagamento de boletos, com acesso a vários serviços bancários diretamente do celular. Mas, para quem prefere sacar o dinheiro, a Caixa também oferece outras opções de canais de atendimento:
- Correspondentes Caixa Aqui;
- Lotéricas;
- Agências (boca do caixa);
- Caixas eletrônicos (saque com cartão do benefício ou sem o cartão, utilizando a senha gerada no aplicativo Caixa Tem).
Quais são as regras do benefício em 2023?
A reformulação do Bolsa Família ocorreu em 2023, com novas regras e mudanças implementadas pelo governo federal. Em geral, podem se beneficiar do programa as famílias com renda mensal de até R$ 218 por pessoa. Todos os beneficiários precisam estar cadastrados no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico) e seguir as condicionalidades para garantir a continuidade dos pagamentos.
Leia Mais: Pensão por Morte: Até quando posso pedir e por quanto tempo ela é paga
Como se inscrever no Bolsa Família?
As famílias que desejam se inscrever no programa devem realizar sua inscrição no CadÚnico. O processo é feito no CRAS (Centro de Referência e Assistência Social) mais próximo à residência do solicitante. É necessário levar documentos de todos os membros da família que moram na mesma residência. Depois de cadastrar os dados, o responsável deve responder a um questionário socioeconômico para concluir a inscrição. Após isso, basta aguardar a próxima seleção federal.