Fim do IPVA? Brasileiros poderão ficar isentos deste imposto! Confira
Uma nova determinação deve ter impacto no bolso de milhões de brasileiros. O pagamento de um dos impostos mais conhecidos do país, o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), poderá ser dispensado em casos específicos. O imposto, que é cobrado anualmente e varia conforme o valor do veículo, é empregado em melhorias e benefícios para a população. Agora, de acordo com essa mudança, alguns proprietários poderão ser isentos deste pagamento.
Compreender todas as taxas e os impostos cobrados ao adquirir um veículo é fundamental para qualquer proprietário. Ao comprar um carro, além do valor do veículo em si, o consumidor se responsabiliza por todas as obrigações que acompanham a posse do mesmo, incluindo o pagamento de impostos, dos quais o IPVA é o mais conhecido.
O que determina a cobrança dos impostos de veículos no Brasil?
Contudo, o IPVA não é o único imposto que incide sobre os automóveis. Entre as taxas vinculadas aos veículos, estão também o Imposto sobre os Produtos Industrializados, Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social, e o Programa de Integração Social, por exemplo. Portanto, ao adquirir um automóvel, é importante estar ciente de todas essas obrigações financeiras.
Leia Mais: Pagamento do Bolsa Família é LIBERADO HOJE (28/09)! Saiba Quem Recebe
Qual o futuro do pagamento do IPVA para alguns proprietários?
Uma nova proposta, no entanto, pode mudar o quadro para muitos proprietários de veículos no Brasil. Atualmente em discussão e aguardando aprovação nas instâncias governamentais necessárias, essa medida prevê a isenção do pagamento do IPVA para veículos que não circulam nas ruas.
Leia Mais: QUEM RECEBEU AUXÍLIO BRASIL E RECEBE O BOLSA FAMÍLIA VAI RECEBER R$15.000 DA CAIXA?
Quais serão os beneficiados pela isenção do IPVA?
A isenção do imposto já é concedida em alguns casos. Por exemplo, veículos que foram fabricados há mais de 30, 20 ou 10 anos, dependendo das regras específicas de cada estado, e veículos que pertencem a pessoas com deficiência (PcDs) têm direito a essa isenção. Com a nova medida, veículos que não circulam, pois são, por exemplo, peças de coleção, também teriam direito a essa isenção. A proposta argumenta que, como esses veículos não se deslocam e, portanto, não deterioram as vias públicas, seus proprietários não deveriam ser responsáveis pelo pagamento do imposto que financia a manutenção das mesmas.