Quem teve o Bolsa Família cancelado pode ser reestabelecido? Saiba Agora
Temos recebido muitas questões se é possível para quem teve o Bolsa Família cancelado no passado, reaver o benefício. A resposta não é tão simples e vamos explicar o porquê. Cada situação é única e diversos fatores são levados em conta.
Para compreender melhor, é importante analisar os motivos que levaram ao cancelamento. Por conta disso, vamos mergulhar fundo neste tema para trazer esclarecimentos.
De que forma o passado influencia no recebimento do Bolsa Família?

Para entender se pode receber novamente o benefício, é preciso levar em conta o motivo do cancelamento. Por exemplo, se houve um aumento na renda familiar que ultrapassou o limite do programa e resultou no cancelamento, mas atualmente a renda está dentro do limite, é perfeitamente possível reaver o benefício.
Isso ocorre porque o Bolsa Família é um programa focado na assistência à famílias em vulnerabilidade, garantindo que elas possam ter o acesso a recursos necessários para uma vida digna. Portanto, a situação atual do cidadão é o que realmente importa para o programa.
Leia Mais: Superando o erro cod rpn01 e conhecendo as vantagens do novo FGTS Digital!
E quando não é possível reaver o benefício?
Contudo, nem sempre é possível reaver o Bolsa Família. O programa possui regras bastante específicas que devem ser cumpridas pelos beneficiários. Elas incluem aspectos relacionados à saúde da família, frequência escolar de crianças e adolescentes e, é claro, a renda familiar.
Logo, se você teve o seu benefício cancelado por não cumprir estas regras e ainda continua fora dos critérios exigidos, não será possível reaver o Bolsa Família. Para isso, é necessário regularizar a situação e atender novamente aos parâmetros do programa.
Leia Mais: VITÓRIA PARA APOSENTADOS: INSS muda IDADE PARA SE APOSENTAR!
Como voltar a receber o Bolsa Família?
Em primeiro lugar, é preciso regularizar a situação que derivou no cancelamento do benefício. Para tanto, procure o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo e atualize seu cadastro.
Feito isso, você poderá ser incluído novamente no programa, recebendo não apenas o valor base de R$ 600,00, como também os benefícios extras conforme o perfil da sua família. Logo, a resposta para a pergunta inicial é que em muitos casos, sim, é possível receber novamente o Bolsa Família.
Fique por dentro de mais informações sobre o programa e outros benefícios sociais acompanhando nossas publicações. Participe do nosso grupo no Whatsapp para receber notícias em tempo real.