Vale-Gás será bloqueado para ESTES beneficiários! Saiba Como EVITAR!
Um dos benefícios sociais pagos pelo governo federal, o Vale-Gás tem a finalidade de auxiliar famílias com pouca renda a conseguir adquirir gás de cozinha, um item imprescindível na preparação dos alimentos. Contudo, vem se preparando para cortes no programa a partir de outubro. Fique atento, familiarize-se com as novas regras e saiba quem pode ser excluído do programa.
O foco dos ajustes anunciados pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome são as famílias beneficiárias do Vale-Gás cujos registros no Cadastro Único estejam desatualizados. Este sistema, para quem desconhece, é utilizado em diversos programas sociais brasileiros, entre eles o popular Bolsa Família.
Quais são as mudanças no Vale-Gás?

Os pagamentos do Vale-Gás reiniciam em outubro, especificamente no dia 18. Vale lembrar que em setembro não houve pagamento, pois a liberação ocorre a cada dois meses. No último mês de pagamento, agosto, o Ministério do Desenvolvimento suspendeu o pagamento para mais de 124 mil famílias, solicitando uma atualização cadastral.
Leia Mais: Revisão do FGTS: nova DECISÃO pode gerar grande MUDANÇA para trabalhadores
Quem corre o risco de ter o Auxílio-gás bloqueado?
Em outubro, a revisão cadastral do Vale-Gás incide sobre novos grupos. Os alvos serão os cadastros desatualizados nos últimos cinco anos. Se essas famílias não fizerem a devida atualização poderão ter o Vale-Gás bloqueado já em outubro, e até mesmo cancelado em seguida.
Confira a seguir quem são os convocados pelo governo para atualização cadastral:
- Cadastros desatualizados há mais de cinco anos (última atualização em 2018) – Famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família (PBF), Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) ou Benefício de Prestação Continuada (BPC);
- Cadastros desatualizados há quatro anos (última atualização em 2019) – Famílias beneficiárias do PBF, TSEE ou BPC;
- Cadastros desatualizados há mais de quatro anos (última atualização em 2019 ou anterior) – Famílias não beneficiárias de programas sociais.
Leia Mais: Atualização do WhatsApp traz Função ESPECIAL para quem quer IGNORAR uma Pessoa
Quem tem direito ao recebimento do Vale-Gás?
Para estar entre os beneficiários do Vale-Gás, a família precisa estar inscrita no Cadastro Único, além de cumprir os seguintes requisitos:
- Possuir renda familiar mensal per capita de até meio salário-mínimo (R$ 660);
- Todos os membros constarem como residentes no mesmo domicílio;
- Receber o Benefício de Prestação Continuada (BPC), independentemente de estarem ou não inscritos no Cadastro Único.
O Vale-Gás é um programa de alcance limitado. Por isso, o governo seleciona as famílias mais necessitadas para participação, segundo critérios de prioridade previamente estabelecidos.
Ainda tem dúvidas sobre o programa Vale-Gás? Siga o Notícias Concursos no Google News e mantenha-se informado sobre benefícios sociais, concursos, empregos e muito mais.