Benefício do INSS é cortado e Aposentados RECLAMAM! Entenda
Em 2023, diante do grande volume de processos pendentes na Previdência Social, o governo federal instituiu um programa com o objetivo de combater as longas esperas e acelerar o tempo de análise dos benefícios do INSS. Entretanto, apesar dos esforços da autarquia nesse sentido, a realidade para muitos cidadãos que aguardam seu benefício é ainda mais complexa.
Relatórios recentes sugerem que o número de pessoas na fila de espera pode ser ainda maior do que o apresentado, chegando em torno de 2,3 milhões de indivíduos. Ademais, infelizmente há também quem esteja sofrendo com o pente-fino realizado pelo INSS, que acaba por interromper o benefício de muitos cidadãos.
Cartão de vantagens do INSS: uma luz no fim do túnel?

Em meio a esse cenário desafiador, uma medida vem chamando atenção dos beneficiários da Previdência Social: o cartão de benefícios do INSS. Essa ferramenta foi criada com o objetivo de proporcionar descontos significativos em uma variedade de serviços e produtos para os segurados.
O cartão de vantagens é uma iniciativa do Ministério da Previdência em conjunto com o Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, com implementação pela Dataprev. Dentre os benefícios oferecidos estão descontos de até 75% em medicamentos, economia em consultas médicas, exames e outros serviços de saúde. Além disso, ainda contempla descontos em shows, cinemas e lojas conveniadas à Caixa e ao Banco do Brasil e oferece um seguro de vida, adicionando mais segurança aos beneficiários.
Leia Mais: Shein: Você foi TAXADO mesmo depois da Remessa Conforme?
Como solicitar o cartão de vantagens do INSS?
Para solicitar o cartão, é preciso acessar o aplicativo Meu INSS e selecionar a opção “Cartão do Beneficiário”. Após isso, é possível escolher uma foto para ser a imagem do cartão. O aplicativo está disponível para download em dispositivos Android e para dispositivos iOS. Dessa forma, mesmo em meio a cenários desafiadores, os beneficiários do INSS contam agora com mais uma ferramenta para otimizar seus recursos e aprimorar sua qualidade de vida.
Leia Mais: Novo salário mínimo SAIU AGORA: confira o valor e a PREVISÃO ATUALIZADA
Mas, afinal, essas novas medidas são suficientes para resolver a situação de milhares de brasileiros?
Balera, especialista em direito previdenciário, levanta uma questão importante acerca do atual cenário da Previdência Social: “De forma intencional, esqueceram-se de que o PIS-PASEP foi originalmente criado com uma finalidade previdenciária?” Para o especialista, a decisão de cortar R$12,5 bilhões no orçamento previsto para 2024 é um ataque severo à segurança social brasileira, além de uma escolha que ameaça o futuro e a estabilidade financeira do país.
Diante disso, resta aos beneficiários confiarem nas novas estratégias do governo e acompanharem de perto essas mudanças. Enquanto isso, iniciativas como o cartão de vantagens do INSS se mostram valiosas na missão de minimizar os impactos negativos dessa situação para os cidadãos.