Jornal dia
Seu jornal de notícias

BOLSA FAMÍLIA: Quais os DOCUMENTOS devo levar ao CRAS para inscrição?

0

O Bolsa Família, principal programa de transferência de renda do Brasil, é administrado pela Caixa Econômica Federal e faz parte das estratégias do governo para reduzir a desigualdade social.

A cada mês, o programa beneficia milhões de famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade econômica e social. Em setembro, o Governo Federal repassou R$ 14,58 bilhões para essas famílias, com um valor médio recebido por cada beneficiário de R$ 686,89.

Importância do Cadastro Único e a Necessidade de Inclusão dos Programas Sociais

Novidades do Bolsa Família em 2023 (Fonte/Edição: JornalDia).
Novidades do Bolsa Família em 2023 (Fonte/Edição: JornalDia).

Mais que o Bolsa Família, existem outros benefícios que auxiliam brasileiros de renda baixa. O Cadastro Único (CadÚnico), por exemplo, liderado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, é fundamental para o acesso a tais programas.

As pessoas não são inseridas automaticamente nos programas após a inscrição, já que cada benefício possui regras específicas. No entanto, é indispensável estar inscrito no CadÚnico para poder participar deles.

Leia Mais: Saque do FGTS para COMPRA de automóvel? Conheça As Possibilidades!

Como fazer a Inscrição no CadÚnico?

Os cidadãos de baixa renda interessados em se inscrever no CadÚnico devem comparecer a algum Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou ao posto do Cadastro Único. Nesses locais, eles passarão por uma entrevista sobre a composição familiar.

Para realizar a inscrição, é necessário levar documentos como a Certidão de Nascimento, Casamento, CPF, Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho ou Título de Eleitor. Após o processo, o cidadão recebe o Número de Identificação Social (NIS) que será utilizado para solicitar os programas sociais.

Leia Mais: Bolsa Família Amplia Opções de Saque e Beneficiários Comemoram Nova Flexibilidade em 2023

Calendário de Pagamentos do Bolsa Família

A Caixa Econômica realiza os repasses nos dez últimos dias úteis, seguindo a ordem do último dígito do NIS. Em outubro de 2023, o pagamento começará no dia 18 para os cadastrados com NIS de final 1, e se estenderá até o dia 31 para os de final 0.

Em situações especiais, o governo tem adotado a prática de antecipar os pagamentos. Em outubro, a antecipação beneficiará os inscritos com NIS de final 4 e 9, que poderão acessar o valor antes da data prevista.

A decisão de antecipar demonstra a intenção do governo de agilizar o processo e evitar que os beneficiários tenham que esperar a chegada da segunda-feira para acessarem seu benefício.

Conclusão

Portanto, o governo possui mecanismos como o Bolsa Família e o Cadastro Único para auxiliar famílias em situação de vulnerabilidade. A consciência dos cidadãos acerca dessas oportunidades e a importância da inclusão dos programas sociais são fatores-chave para erradicar a desigualdade no país.