Jornal dia
Seu jornal de notícias

REVELAÇÃO sobre o Bolsa Família deixa brasileiros em PREOCUPADOS! Entenda

0

O artigo desta semana é dedicado a um assunto bastante relevante para grande parcela da população brasileira: o cronograma de pagamentos do Bolsa Família para o mês subsequente. Veja abaixo como fazer para se programar e garantir a correta utilização dos benefícios.

Quando iniciarão os pagamentos do Bolsa Família?

Novidades do Bolsa Família em 2023 (Fonte/Edição: JornalDia).
Novidades do Bolsa Família em 2023 (Fonte/Edição: JornalDia).

A etapa final dos desembolsos do programa referente ao mês de setembro já ocorreu, mas o Ministério da Cidadania se adiantou e divulgou as datas em que transferirá o auxílio social do governo nacional referente ao próximo mês. Segundo o cronograma, as transferências terão início no dia 18 e encerramento no dia 31, sem possibilidade de adiantamentos.

Como funciona o programa Bolsa Família?

O Bolsa Família, programa do Governo Federal, busca promover a transferência de recursos para famílias em situação de carência e extrema carência. A ideia é garantir um valor mínimo de renda para essas famílias, tendo o foco nas áreas de apoio social, educação, saúde, empregabilidade e renda. Inicialmente, o valor do benefício era de R$400. No entanto, esse valor foi elevado para R$600 e permaneceu constante até o final de 2022.

Leia Mais: Novas regras para o BPC ANUNCIADAS! Veja as novas Diretrizes

Quem pode receber o benefício?

Em 2023, estão aptos a receber o Bolsa Família as famílias que se encontram em situação de carência ou extrema pobreza e que estejam registradas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. É necessário ainda satisfazer outras condições, como comprovação de renda per capita e atualização de dados cadastrais a cada dois anos.

Que tipo de auxílios o programa oferece?

Há diversas categorias de auxílios direcionados de acordo com a situação de cada beneficiário. Incluem o Auxílio Renda Cidadã, Complemento de Benefício, Auxílio Primeira Infância, Benefício Variável para a Família, Benefício Variável para a Família com Nutriz e Auxílio Extraordinário de Transição.

Além dos critérios financeiros, as famílias beneficiadas pelo programa devem cumprir requisitos nas áreas de saúde e educação, como inscrição dos filhos na escola, seguir o cronograma nacional de imunização, realizar acompanhamento pré-natal para as gestantes e manter regular a avaliação nutricional das crianças com até sete anos.

Leia Mais: Desenrola Brasil: juros do cartão VAI ACABAR? Confira as MUDANÇAS para Outubro

Quais são as datas de repasses do Bolsa Família para outubro?

As datas de retirada do auxílio variam de acordo com o último dígito do Número de Identificação Social (NIS) do beneficiário. Fique atento para garantir o recebimento dentro do prazo determinado.

Por fim, reforçamos a importância de estar sempre bem informado sobre os benefícios sociais, concursos, empregos e muito mais. Acompanhe nossa página e receba novidades em primeira mão.