Jornal dia
Seu jornal de notícias

CNH Popular: Benefício chega a ovos Municípios! Confira a lista!

0

A iniciativa do Governo do Estado do Ceará que visa facilitar o acesso à obtenção de carteiras de habilitação gratuitas estende seu alcance a mais quatro municípios cearenses. A partir da próxima segunda-feira, os residentes de Sobral, Iguatu, Cascavel e Eusébio serão contemplados pelo programa CNH Popular, que tem como objetivo democratizar e simplificar esse processo fundamental para a mobilidade individual e profissional.

De acordo com anúncios feitos pelo governador Elmano de Freitas, a expectativa é que aproximadamente 1.500 candidatos registrados e com processos aprovados obtenham seus documentos. Este número robusto reflete uma política inclusiva e progressista na área de mobilidade urbana, essencial para o crescimento econômico e integração social.

O programa CNH Popular, já implementado em diversas cidades, como Fortaleza e Maracanaú, oferece aos cidadãos que preenchem certos critérios socioeconômicos a possibilidade de adquirir sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) sem custos. Esta inciativa é uma colaboração entre o Governo do Estado do Ceará e o Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE), que juntos buscam equiparar mais cidadãos com esse importante documento.

Quais são os pré-requisitos para participar?

  • Acessar o site do CNH Popular e preencher o formulário de inscrição.
  • Aguardar a avaliação do cadastrado.
  • Realizar o agendamento online, caso a inscrição seja aceita.
  • Comparecer ao Detran nas datas marcadas para dar seguimento ao processo.

Como proceder após a realização do agendamento?

Após o sucesso no agendamento online, os candidatos são convocados às instalações do Detran para dar início às diversas etapas do processo de habilitação. Esse trajeto inclui módulos educativos e práticos, formando condutores conscientes e aptos a navegar pelas vias com segurança. Importante mencionar que os participantes têm até 12 meses para completar todas as etapas necessárias.

O programa CNH Popular vai além de conceder carteiras de motorista gratuitas; ele está integrado a uma visão mais ampla de promover educação no trânsito e fomentar uma mobilidade mais segura e acessível a todos. Com a expansão do programa para novas localidades, espera-se que um maior número de pessoas aproveite esta chance de obter uma independência maior na sua locomoção e, por consequência, melhores oportunidades de emprego e desenvolvimento pessoal.