ANTENA digital de GRAÇA: Confira a LISTA de Quem Tem Direito
O governo brasileiro, em parceria com empresas de telecomunicações, tem disponibilizado kits de antena digital à população de baixa renda. No entanto, o programa encontra-se em fase de implementação, e nem todas as cidades são elegíveis para a solicitação. Entenda agora todos os detalhes sobre esta grande oportunidade para quem se encaixa nos critérios do programa.
A migração do sinal analógico para o digital tem como principal finalidade a melhoria na qualidade da transmissão televisiva, oferecendo ao telespectador uma imagem mais limpa e um som mais nítido. Além disso, há a vantagem de ser uma tecnologia que não sofre interferências da internet 5G, garantindo, assim, a qualidade da programação.
Entendendo a antena digital

A antena digital opera por meio da captação do sinal de TV emitido por estações televisivas. Pode-se dizer que ela age como um receptor de ondas eletromagnéticas, que são convertidas em sinal elétrico e enviadas para a televisão. É ela quem garante que as informações seja transmitidas com qualidade, sem interferências externas que possam prejudicar a recepção.
Leia Mais: Bolsa Família: Teremos pagamento de 13º ainda este ano?
Por que solicitar o kit antena digital?
A troca pelo kit antena digital é incentivada não apenas pelas melhorias na transmissão da programação televisiva. Como mencionado, a implementação da tecnologia 5G no Brasil pode causar problemas de interferência de sinal em lares que ainda utilizam antenas parabólicas, haja vista que ambas operam na mesma faixa de frequência. Portanto, migrar para a antena digital é uma forma de prevenir possíveis contratempos com a recepção do sinal de TV.
Como se tornar elegível para o programa Siga Antenado?
A elegibilidade ao programa baseia-se em alguns critérios: o solicitante deve estar inscrito no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal) e residir em uma das cidades contempladas pelo programa. Para verificar a elegibilidade, é possível consultar o CPF ou NIS (Número de Inscrição Social) no site do programa Siga Antenado.
Leia Mais: URGENTE: Correntistas do Nubank acabam de receber COMUNICADO (05)
Como solicitar o kit antena digital?
Uma vez que se encaixe nos critérios de elegibilidade, o solicitante pode fazer o pedido do kit de antena digital diretamente pelo site do Siga Antenado. O programa promove a instalação do kit gratuitamente, com profissionais técnicos que realizam a visita e instalação no horário agendado. O descarte da antena parabólica fica a cargo do proprietário, sendo recomendável a destinação para a reciclagem.
Esse programa coloca o Brasil em sintonia com as tecnologias de transmissão digital, proporcionando uma programação televisiva de qualidade para a população de baixa renda. Com a implementação do 5G se aproximando, é essencial que todos consigam ter acesso a este tipo de tecnologia, evitando possíveis problemas de interferência de sinal.