Jornal dia
Seu jornal de notícias

Concurso Polícia Penal-GO: São 1.600 Cargos Com Salário Inicial de R$ 5.971,4

0

Em 2024, a Polícia Penal de Goiás lançou um concurso público oferecendo 1.600 vagas distribuídas por todo o estado. O cargo de policial penal apresenta um atrativo salário inicial de R$ 5.971,42. Oportunidades estão disponíveis para candidatos de ambos os sexos que possuam curso superior em qualquer área de formação.

O edital especifica a distribuição das vagas, as atribuições dos cargos e o conteúdo programático que será cobrado nas provas. Além disso, há um curso gratuito de língua portuguesa disponível para os interessados em se preparar melhor para o certame.

Como está Distribuída as Vagas na Polícia Penal de Goiás?

Do total de 1.600 vagas oferecidas, 1.280 são destinadas a candidatos do sexo masculino, enquanto 320 vagas estão reservadas para candidatas do sexo feminino. Dentro desse montante, também estão previstas reservas para pessoas com deficiência: 64 vagas para homens e 16 para mulheres. Essa distribuição visa garantir oportunidades para diferentes perfis de candidatos, assegurando um processo inclusivo.

Quais as Atribuições do Policial Penal?

Os policiais penais desempenham um papel crucial na gestão do sistema prisional. Suas responsabilidades incluem:

  • Receber e orientar presos sobre as normas disciplinares e seus direitos e deveres;
  • Revistar presos e instalações internas;
  • Prestar assistência a presos e internos, encaminhando-os para atendimento nos diversos setores;
  • Acompanhar e fiscalizar a movimentação de presos dentro e fora da unidade;
  • Realizar escolta de presos em deslocamentos locais e interestaduais;
  • Operar sistemas de monitoramento e comunicação interna e externa;
  • Executar atividades de inteligência prisional;
  • Inspecionar o cumprimento de penas em regimes semiaberto e aberto, bem como penas alternativas;
  • Participar de conselhos e grupos relacionados ao Sistema Penal;

EDITAL DE ABERTURA

O que Vai Cair nas Provas do Concurso da Polícia Penal de Goiás?

Os candidatos enfrentarão uma avaliação abrangente que cobrará vários temas importantes. O conteúdo programático abrangido nos exames inclui:

  • Língua Portuguesa: Compreensão e interpretação de textos, tipologia textual, ortografia oficial, acentuação gráfica, emprego das classes de palavras, crase, sintaxe, pontuação, concordância nominal e verbal, regência, e significação das palavras.
  • Raciocínio Lógico: Lógica proporcional, argumentação lógica, raciocínio sequencial, raciocínio lógico quantitativo e analítico, diagramas lógicos, análise combinatória e probabilidade.
  • Realidade Étnica, Social, História, Geográfica, Cultural, Política e Econômica de Goiás: Formação econômica, modernização da agricultura, urbanização, população e movimentos migratórios, industrialização, infraestrutura de transportes e comunicação, aspectos físicos e históricos do estado.

Como se Preparar Melhor para o Concurso?

Para aqueles que buscam se destacar na competição, a preparação adequada é fundamental. Como parte dos recursos oferecidos, um curso gratuito de língua portuguesa está disponível, ajudando os candidatos a reforçar seus conhecimentos linguísticos, o que pode ser um diferencial na hora da prova.

Aprontar-se para um concurso dessa magnitude exige dedicação e estratégia. Estar ciente de todas as etapas e exigências, além de aproveitar os recursos educativos oferecidos, pode fazer toda a diferença na hora de garantir uma das vagas cobiçadas na Polícia Penal de Goiás.

Concurso IAGRO-MS: Oferece 29 vagas para fiscal estadual agropecuário.