Antecipação do PIS 2024: Saiba as últimas notícias e descubra quem tem direito ao benefício
Otimistas quanto aos próximos passos, trabalhadores que contribuíram durante o ano-base 2022 ansiosamente aguardam por informações relacionadas ao pagamento do PIS de 2024. O abono salarial PIS/PASEP normalmente depositado neste ano de 2023, foi adiado devido à pandemia do COVID-19. Agora, os trabalhadores estão de olho em uma possível antecipação de 2024, também conhecido como PIS ano-base 2022.
Este benefício só está disponível para aqueles inscritos no Programa de Integração Social (PIS) e é entregue em parte pela Caixa Econômica Federal. Portanto, é fundamental manter-se atualizado com as últimas notícias do PIS 2022 e saber quando receberá o valor de R$ 1.320 do PIS 2023.
Como realizar a consulta do PIS?

Para averiguar a disponibilidade do abono, o beneficiário deve acessar um dos seguintes canais da Caixa Econômica Federal: Site da Caixa, telefone de atendimento da Caixa 0800 726 0207 ou pelo aplicativo do Caixa Trabalhador. Para as informações do programa também é possível verificar pelo número 158 do Alô Trabalhador ou pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital.
Calendário PIS/PASEP ano-base 2022
No caso do pagamento do PIS, a Caixa se baseia no mês de nascimento do beneficiário para liberar o saque. Já o Banco do Brasil considera o número final do benefício para efetuar os pagamentos. Contudo, devido ao atraso apresentado pelo PIS/PASEP do ano-base 2022, não houve liberação do abono salarial em 2020, o que desencadeou um atraso no cronograma de pagamentos.
Dessa forma, o que está sendo pago representa dois anos de contribuição, não apenas um, como era o costume. Segundo o cronograma oficial, o calendário PIS/PASEP 2022 será de fevereiro a julho de 2024, seguindo o mês de nascimento ou número final de inscrição.
Leia Mais: PIS 2024: calendário oficial foi liberado? Saiba as DATAS!
Quem tem direito de receber?
Para estar apto a receber o PIS, o trabalhador deve estar inscrito há pelo menos cinco anos; ter exercido atividade remunerada por pelo menos 30 dias no ano-base; ter recebido até dois salários mínimos no período de um ano; e possuir seus dados atualizados na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)/eSocial.
O pagamento é realizado de forma simples: a Caixa realiza a abertura automática de uma conta no Caixa Tem para o trabalhador retirar o dinheiro. Assim que o valor estiver na conta, será possível fazer o saque do PIS nas Casas Lotéricas, nos Correspondentes CAIXA e nos caixas eletrônicos.
Leia Mais: Aumento no FGTS é definido e trabalhadores Com SAQUE em outubro?
PIS 2024: Perguntas e Respostas
Ainda são muitas as dúvidas que envolvem o PIS 2024 ( Ano-Base 2022). O pagamento esperado para julho ainda se encontra indefinido e o Governo Lula e a Caixa Econômica Federal, assim como o Banco do Brasil, ainda não se pronunciaram sobre o PIS Ano-Base 2022.
De certa forma, é um cenário de incertezas, mas para esclarecer algumas questões, foram disponibilizadas informações e um canal de atendimento específico para a população tirar dúvidas, o 0800 726 0207. Além disso, a consulta da disponibilidade do PIS pode ser feita através do portal Gov.br e da Carteira de Trabalho Digital.