Jornal dia
Seu jornal de notícias

Você Sabia? Sua CNH pode ter validade diferente dos demais motoristas!

0

No dia 09 de outubro de 2023, o governo federal promoveu uma série de alterações na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), impactando diretamente a validade do documento para cada motorista. As mudanças são significativas e afetam diversos aspectos da relação entre os condutores e a legislação de trânsito no Brasil.

De maneira geral, a CNH é um documento de extrema relevância para qualquer cidadão que deseje conduzir veículos automotores terrestres no país. Além de ser a comprovação de aptidão para dirigir, ela também possui dados importantes sobre o cidadão, como números de documentos principais, fotografia recente e outras informações relevantes.

O que mudou na validade da CNH?

Renovação da CNH MUDOU: Veja as Novas Regras e Prazos Para Evitar Multas!
Renovação da CNH MUDOU: Veja as Novas Regras e Prazos Para Evitar Multas!

Com as alterações recentes, a validade da CNH agora varia de acordo com a idade do condutor. De acordo com as novas determinações, aquelas pessoas com menos de 50 anos de idade terão uma CNH com validade de 10 anos, sendo esse prazo reduzido para 5 anos para aqueles com idade entre 50 e 69 anos. Já os motoristas acima de 70 anos, deverão efetuar a renovação do documento a cada 3 anos.

Leia Mais: ESTE grupo será BLOQUEADO do pagamento do Bolsa Família em outubro

Quais as consequências de dirigir com a carteira vencida?

Vale ressaltar que conduzir veículos com CNH vencida é considerada uma infração gravíssima. Caso isso ocorra, o motorista estará sujeito a uma multa de R$ 293,47 e sete pontos na carteira de motorista. Além disso, o condutor possui um prazo de 30 dias após o vencimento para renovar o documento, período após o qual poderão ser aplicadas as penalidades cabíveis.

Leia Mais: Descontos por Faltas na CLT: Quantos Dias Podem Ser Descontados do Seu Salário?

Como renovar sua CNH após as alterações?

A renovação da CNH envolve diversas etapas, necessitando tanto de procedimentos online quanto presenciais. Inicialmente, o motorista deve solicitar o procedimento através do Departamento de Trânsito (Detran) do seu respectivo estado. Após essa solicitação, serão realizados alguns exames necessários para a efetivação da renovação.

Portanto, todas essas mudanças trazem a necessidade dos motoristas se atualizarem em relação às novas regras. Isso é crucial para que a legislação de trânsito seja cumprida e para evitar possíveis problemas legais.