Dinheiro esquecido: Veja como consultar seu saque disponível via CPF
As estatísticas revelam números surpreendentes sobre o dinheiro esquecido no sistema financeiro brasileiro: aproximadamente R$ 7,41 bilhões perdidos pelos correntistas. Até agosto deste ano, um total de 16.066.722 correntistas solicitaram o resgate desse dinheiro através do Sistema de Valores a Receber (SVR).
Porém, essa quantia representa apenas 28,14% do total de 57.100.684 pessoas listadas no banco de dados desde o início do programa,em fevereiro do ano passado. Restam ainda, portanto, bilhões de reais à espera de seus legítimos donos em vários bancos e instituições financeiras.
Quem pode resgatar o dinheiro esquecido?

Do total dos que resgataram os valores esquecidos, 15.385.316 são pessoas físicas e 681.406 são pessoas jurídicas. Porém, ainda há 38.097.190 pessoas físicas e 2.936.772 pessoas jurídicas sem realizar o resgate. A maioria dos valores aguardando resgate são de pequeno montante, sendo que 63,04% dos benefícios referem-se a quantias de até R$ 10.
Leia Mais: ESTE grupo será BLOQUEADO do pagamento do Bolsa Família em outubro
Como resgatar o dinheiro esquecido?
No caso de valores não resgatados, o SVR fornece um método para a população recuperar. Inserindo o CPF e a data de nascimento, ou CNPJ e data de abertura, é possível consultar a existência de quantias esquecidas e pedir o resgate. E isso é válido até mesmo para herdeiros de pessoas falecidas que tinham valores esquecidos.
A recuperação de dinheiro através desta plataforma do Banco Central é uma possibilidade real e aberta a todos que tenham direito a valores esquecidos em bancos, consórcios e outras instituições. No entanto, a instituição reforça algumas orientações de segurança para a consulta.
Leia Mais: Descontos por Faltas na CLT: Quantos Dias Podem Ser Descontados do Seu Salário?
Quais são as orientações de segurança para a consulta?
- O único site onde você pode consultar e saber como solicitar a devolução dos seus valores, da sua empresa ou de pessoas falecidas é o https://valoresareceber.bcb.gov.br
- Todos os serviços do Valores a Receber são gratuitos. Não faça nenhum tipo de pagamento para ter acesso aos valores.
- O Banco Central não envia links nem entra em contato com você para tratar sobre valores a receber ou para confirmar seus dados pessoais.
- Somente a instituição que aparece no Sistema de Valores a Receber é que pode te contatar e ela nunca vai pedir sua senha.
- Não clique em links suspeitos enviados por e-mail, SMS, WhatsApp ou Telegram.
Para reaver seu dinheiro, serão necessários alguns passos, desde o acesso ao site do Banco Central até o agendamento do saque. Portanto, se você suspeita que pode ter deixado algum valor esquecido, agora é a hora de realizar a sua consulta e resgatar o que é seu por direito.