Incêndio Devasta 10 Mil Hectares da Chapada dos Veadeiros! Veja Aqui:
Desde a última quinta-feira, dia 5 de setembro de 2024, um incêndio florestal tem devastado a Chapada dos Veadeiros, em Goiás. Segundo informações dos brigadistas da região, as chamas destruíram cerca de 10 mil hectares do parque nacional. Para ajudar no combate ao fogo, mais de 50 pessoas estão trabalhando incansavelmente, e dois aviões do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) têm sido usados para lançar água sobre a área queimada.
A chefe do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (PNCV), Nayara Stachesk, confirmou que o fogo ainda não foi totalmente controlado, embora alguns focos já tenham sido apagados. Atualmente, há mais de 55 brigadistas e voluntários atuando para conter o avanço das chamas.
Combate ao Incêndio na Chapada dos Veadeiros:
Segundo Nayara, o esforço conjunto inclui 25 brigadistas do ICMBio, 25 da PrevFogo (Ibama), cinco bombeiros militares e dois voluntários. Além disso, espera-se a chegada de mais cinco voluntários da Aliança da Terra ainda hoje. Apesar do uso intensivo de aviões para o lançamento de água, a situação permanece crítica.
A falta de um helicóptero para transportar brigadistas até a linha de fogo tem dificultado ainda mais o trabalho. A dificuldade de acesso está exigindo um grande esforço físico dos brigadistas, que precisam caminhar longas distâncias para chegar às áreas afetadas.
Como Está a Situação Atual?
Nayara mencionou que, embora algumas áreas afetadas pelo fogo na Chapada dos Veadeiros tenham sido controladas, a expansão das chamas continua ameaçando novas regiões do parque. “Temos mais de 10 mil hectares queimados e isso deve aumentar hoje”, disse a chefe do PNCV.
A ausência de um helicóptero do Corpo de Bombeiros está relacionada a um acidente ocorrido em julho de 2024, o que agrava o cenário e dificulta a logística de combate ao fogo. “A linha está num lugar de difícil acesso. A gente não está deixando a linha sem ninguém, mas isso cansa muito o brigadista, que tem que andar 10, 20 quilômetros para chegar até o fogo”, afirmou Nayara.
Quais São os Impactos Ambientais e Sociais?
Os impactos do incêndio na Chapada dos Veadeiros são devastadores. Além dos hectares de vegetação destruídos, o fogo compromete a fauna e a flora locais, afetando o equilíbrio ecológico do parque. Outros focos de incêndio na região, como o que ocorreu no dia 24 de agosto de 2024, já tinham destruído 99% da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Murundu, além de danificar casas, viveiros e áreas de plantio.
- Viveiros e áreas de replantio foram destruídos
- 10 casas foram atingidas, embora as estruturas não tenham sido comprometidas
- Infraestruturas como instalações elétricas e hidráulicas também foram danificadas
Thomáz Enlazador, sócio-fundador do Instituto Biorregional do Cerrado (IBC), relatou que o incêndio começou em uma área vizinha ao IBC e levou cerca de seis horas para ser controlado. “O calor extremo, baixa umidade e vento contribuíram para a rápida propagação das chamas”, afirmou Thomáz.
Os dados apresentados destacam a urgência de ações mais efetivas no combate ao incêndio e de iniciativas de prevenção para evitar tragédias futuras. A Chapada dos Veadeiros é um patrimônio natural inestimável, cuja preservação é essencial para a biodiversidade e para as comunidades locais.