Nova carteira de identidade mudará o CPF dos brasileiros? Entenda
Inovações estão a caminho nos documentos brasileiros. A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) já está sendo emitida e promete agilizar processos e tornar a vida dos cidadãos mais prática. Entretanto, ainda pairam dúvidas no ar. Afinal, como será essa relação entre a CIN e o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF)? Mudanças vêm por aí?
Para compreendê-las, primeiro é vital entender que a função principal da Carteira de Identidade Nacional é unificar diversos documentos, dentre eles o CPF. Isso mesmo, a CIN vem para substituir o CPF, pois trará o mesmo número do documento citado. Mas atenção, vale lembrar que somente pessoas que já possuem um CPF poderão emitir a nova identidade.
Entenda as finalidades da nova carteira de identidade

Todo o design da CIN foi pensado estrategicamente a fim de proporcionar uma maior segurança ao documento e ao titular, evitando assim, fraudes. O modelo conta com variados elementos que dão um panorama mais completo sobre o dono do documento.
A CIN também irá integrar uma Zona Legível por Máquina, este é o mesmo código utilizado em passaportes. Ademais, o documento contará com a presença de um QR Code, responsável por permitir a leitura de outros indícios identificatórios, como por exemplo, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Outro elemento que será incorporado à CIN é o Número de Identificação Social (NIS).
Leia Mais: INSS poderá atender segurados através do WhatsApp! Confira
Dualidade do formato: Físico e Digital
A CIN será emitida de forma física e os cidadãos terão a opção de solicitar a emissão em policarbonato, caso este serviço seja oferecido pelo órgão responsável. Contudo, um dos grandes diferenciais da nova identidade está no digital.
Isso mesmo, agora os brasileiros poderão ter acesso à versão digital de sua identidade. Para isto, basta possuir uma conta na plataforma Gov.br. A validade da versão digital é a mesma do documento físico, garantindo assim, maior praticidade na hora de se identificar.
Leia Mais: Auxílio Gás de Outubro: Veja o valor e datas de pagamento ATUALIZADO
A Simplicidade é o objetivo com a unificação da carteira de identidade
A proposta com esta nova ferramenta é simplificar a vida dos cidadãos, além de garantir a integridade dos dados por meio da comunicação entre sistemas biométricos e biográficos. A Carteira de Identidade Nacional é padronizada em nível nacional e reconhecida internacionalmente como um documento de viagem confiável.