Jornal dia
Seu jornal de notícias

Abono salarial concede PAGAMENTO EXTRA a trabalhadores! Saiba Como Sacar

0

No Brasil, os trabalhadores com carteira assinada contam com um importante auxílio financeiro: o Abono Salarial. Este benefício é disponibilizado pelo governo federal e se assemelha a um décimo quarto salário, representando um grande suporte para as camadas mais carentes da população. Com este artigo, você terá um entendimento completo acerca deste programa e saberá como se beneficiar dele.

Para se ter uma ideia do seu impacto, anualmente, milhões de brasileiros aguardam a chegada deste benefício, que é distribuído conforme calendário específico. Entender como funciona o Abono Salarial pode garantir uma renda extra no orçamento doméstico e, até mesmo, ajudar na renegociação de dívidas.

O que é o Abono Salarial?

Em linhas simples, podemos definir o Abono Salarial como um valor extra que é pago para trabalhadores vinculados ao PIS (Programa de Integração Social) ou ao PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público). Os beneficiados desse programa são os trabalhadores que possuem registro em carteira e que contribuem para estes programas. Desse modo, caso você se encaixe neste perfil, poderá contar com um reforço financeiro além do seu salário mensal e do 13º salário.

Quem tem direito?

A fim de se ter direito ao Abono Salarial, alguns critérios precisam ser atendidos. Estes foram estabelecidos pelo governo federal e sofrem atualizações periodicamente. Para o ano de 2023, levando em consideração as regras atuais, para ter direito a este benefício é preciso ter trabalhado, com carteira assinada, por pelo menos 30 dias em 2021, e não ter recebido mais de dois salários mínimos. Além disso, é necessário estar habilitado há pelo menos cinco anos no PIS/PASEP e ter as devidas informações sociais declaradas e encaminhadas pelo empregador ao Ministério do Trabalho, seja por meio da RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) ou pelo eSocial.

Leia Mais: Bolsa Família: Confira as Datas de Pagamento para Setembro

Como é calculado o Abono Salarial?

O Abono Salarial é calculado com base no valor do salário mínimo vigente no ano de recebimento. Desta maneira, o valor máximo que pode ser recebido equivale a um salário mínimo e o valor mínimo a ser pago é correspondente a 1/12 do salário mínimo. Vale salientar que o valor é proporcional ao tempo de trabalho no ano-base, o que significa que cada mês trabalhado equivale a 1/12 do valor do benefício. Caso o beneficiário tenha trabalhado por apenas um mês no ano-base, receberá o valor mínimo, e caso tenha trabalhado durante todo o ano, terá direito ao valor total do benefício, que corresponde ao valor do salário mínimo vigente.

A forma de receber?

Para o recebimento do Abono Salarial, deve-se procurar a instituição bancária responsável pela operação. Para os funcionários da rede privada, o saque deve ser feito na Caixa Econômica Federal, enquanto para funcionários públicos, é feito no Banco do Brasil. Em ambos casos, é necessário que seja apresentado um documento oficial com foto e o cartão do cidadão para a realização do saque. Aproveite essa oportunidade para garantir uma renda extra e melhorar a sua situação financeira!