Acelere a Aprovação do Seu Benefício no INSS: Saiba Como Evitar Atrasos!
Com o intuito de aprimorar o andamento de operações internas, o Instituto Nacional de Previdência Social (INSS) está promovendo um expressivo avanço tecnológico por meio da implementação do sistema Atestmed, processo que visa eliminar a necessidade de agendamento de perícias médicas, dinamizando o atendimento aos beneficiários.
INSS: Aumento expressivo em análises de pedidos

Diante deste novo cenário, houve um aumento significativo nas análises referentes aos pedidos de benefícios por incapacidade temporária, ocasionando um acréscimo de 26,99% no número de análises do antigo auxílio-doença durante o mês de novembro de 2023, em comparação ao período correspondente no ano anterior.
Porém, mesmo diante deste avanço, ainda há necessidade de melhorias em relação a outros tipos de benefícios, como aposentadoria, salário-maternidade e pensões, cujos processos poderiam ser analisados de maneira mais ágil e eficiente. Este fato se deve ao fator de muitos desses processos não conseguirem ser finalizados no momento da primeira análise devido à ausência de documentos básicos, tais como RG, CPF e comprovante de residência.
Leia Mais: A nova plataforma digital ‘Meu INSS’: Descubra os benefícios!
Importância da documentação para liberação do benefício
A ausência desses documentos cruciais gera um novo ciclo para a aprovação desse benefício, uma vez que ao verificar a falta desses documentos, a análise é pausada e uma nova solicitação é emitida, devendo ser cumprida dentro de um prazo de até 30 dias. Cada nova exigência implica em um novo adiamento na conclusão do processo.
Leia Mais: Aumento do Salário Mínimo em 2024: O que Muda para os Aposentados?
Como melhorar o andamento deste processo?
Como forma de remediar este cenário e beneficiar os segurados, os solicitantes devem se manter atentos aos comunicados enviados pelo INSS após a abertura do processo e utilizar as ferramentas disponibilizadas pelo próprio instituto, como o aplicativo ou site do Meu INSS, para submeter digitalmente os documentos necessários para cumprir as exigências.
Outra orientação de destaque, é referente a análise criteriosa dos documentos necessários para o pedido, onde essa lista é disponibilizada virtualmente no momento da abertura do processo através do aplicativo Meu INSS.
Com esta medida, espera-se que a otimização das operações internas do INSS gere um impacto positivo para a vida dos beneficiários, tornando os processos burocráticos mais eficientes, rápidos e satisfatórios para seus solicitantes.