Jornal dia
Seu jornal de notícias

Ainda não recebeu a restituição do IRPF 2023? O 5º lote CHEGOU! Saiba DATAS e VALORES

0

O calendário de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2023 segue a todo vapor. Nesta semana, a Receita Federal anunciou o pagamento do 4º lote. Contudo, espera-se que muitos contribuintes ainda não tenham recebido o valor. Se você faz parte desse grupo, não se preocupe, pois o 5º lote será disponibilizado em breve.

Planejado para o final de setembro, o quinto e último lote da restituição do Imposto de Renda poderá ser consultado a partir do dia 22 do mesmo mês. Se você ainda não recebeu sua devida restituição, essa poderá ser a sua última chance de recebê-la este ano.

Detalhes sobre o quinto lote de restituição

Novidades do Imposto De Renda em 2023 (Fonte/Edição: JornalDia).
Novidades do Imposto De Renda em 2023 (Fonte/Edição: JornalDia).

Segundo a Receita Federal, o 5º lote será depositado no dia 29 de setembro. Para ficar por dentro da situação do seu retorno, visite o site oficial da Receita Federal na seção “Meu Imposto de Renda”. Lá, clique na opção “Consultar a Restituição”. Ao realizar essa pesquisa, você poderá confirmar a presença do seu nome no lote final.

Além disso, utilizando o portal e-CAC, o contribuinte pode obter informações mais detalhadas sobre sua declaração de imposto de renda.

Leia Mais: Como ganhar energia elétrica gratuita por até 2 anos?

Calendário de restituição do IRPF 2023

Os pagamentos das restituições são organizados em lotes. Confira abaixo o calendário completo de 2023:

  • 1º lote: 31 de maio – Já pago
  • 2º lote: 30 de junho – Já pago
  • 3º lote: 31 de julho – Já pago
  • 4º lote: 31 de agosto – Já pago
  • 5º lote: 29 de setembro – Aguardando pagamento

Leia Mais: NOVAS regras para quem recebe o Bolsa Família e trabalha ou quer trabalhar CLT

O que fazer se você não receber a IR?

Se, mesmo após a liberação da restituição, o pagamento ainda não foi creditado, o contribuinte tem a opção de agendar a liberação do recurso em uma conta corrente ou poupança no Banco do Brasil ou em qualquer outro banco.

Vale lembrar que se o contribuinte não receber a restituição, isso pode ser um indicativo de que a declaração caiu na malha fina. Isso ocorre quando a Receita Federal identifica algum erro ou inconsistência nas informações fornecidas na declaração.

Portanto, fique atento aos prazos e mantenha suas informações sempre atualizadas para evitar qualquer contratempo com a Receita Federal.