Antecipação do 13º Salário pela Caixa Econômica Federal: Fique por Dentro de Tudo!
Não restam dúvidas que um assunto que agrada a todos se trata de dinheiro. Agora, uma excelente notícia acaba de chegar a milhares de trabalhadores: a antecipação do 13º salário. Este artigo abordará tudo o que você precisa saber sobre essa possibilidade oferecida pela Caixa Econômica Federal.
Inicialmente, é importante destacar que a antecipação do 13º salário pela Caixa Econômica Federal trata-se da liberação de um empréstimo, análogo ao abono salarial. Segundo informações divulgadas pela instituição, essa é a chance para o trabalhador CLT obter antecipadamente o valor do décimo terceiro.
Como Solicitar a Antecipação do 13º Salário?
Para solicitar a antecipação do 13º salário pelo banco, é necessário ter conta ativa na instituição. A Caixa permite que os trabalhadores solicitem valores entre R$ 500,00 e R$ 20.000,00, com alguns limites de solicitação definidos pela capacidade de pagamento do solicitante. O valor é calculado sobre a parcela líquida do 13º salário ou pela capacidade de pagamento definida para o trabalhador.
O vencimento do empréstimo ocorre na data do crédito da parcela antecipada do 13º salário, limitado ao prazo de 330 dias. Assim, o pagamento do valor antecipado acontece no vencimento do contrato. A instituição também cobra juros pré-fixados, conforme a taxa vigente na data da contratação.
Quais São as Vantagens da Antecipação?
Existem várias vantagens ao optar pela antecipação do benefício:
- Rapidez
- Facilidade
- Conveniência
- Praticidade
- Não compromete sua renda
Quais São os Requisitos para Solicitar?
Para solicitar a antecipação do 13º salário na Caixa, é muito simples. Basta cumprir os seguintes requisitos:
- Possuir conta de depósito com crédito salário na Caixa Econômica Federal e estar empregado há, no mínimo, 12 meses.
- Ser aposentado ou pensionista permanente do INSS que recebe o benefício em uma conta de depósito na Caixa.
Como Funciona o Prazo de Pagamento do 13º Salário?
O portal informa que os empregadores têm um prazo de cerca de 60 dias para pagar a primeira parcela do 13º salário dos funcionários. De acordo com as regras da CLT (Consolidação de Leis Trabalhistas), a empresa pode dividir o abono em duas partes ou depositar todo o valor dentro desse prazo.