Antecipação do Décimo Terceiro Salário do INSS: Beneficiários Começam a Receber!
Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que ganham mais de um salário mínimo começam a receber nesta quinta-feira (2) a antecipação do décimo terceiro. O pagamento se estende até o próximo dia 8, seguindo as datas definidas conforme o dígito final do Número de Inscrição Social (NIS).
Os beneficiários que recebem um salário mínimo iniciaram os recebimentos no último dia 24 e também continuarão até o dia 8. Ao todo, mais de 33,6 milhões de segurados receberão a primeira parcela do décimo terceiro salário, abrangendo tanto aqueles que recebem o benefício mínimo quanto os que recebem valores superiores.
Como Consultar o Décimo Terceiro Salário INSS?
Para facilitar a vida dos segurados, o extrato com os valores e as datas de pagamento do décimo terceiro pode ser consultado pelo aplicativo Meu INSS, disponível para celulares e tablets. Alternativamente, a consulta pode ser realizada pelo site gov.br/meuinss.
Aqueles que não têm acesso à internet podem verificar a liberação do décimo terceiro pelo telefone 135. Será necessário fornecer o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e confirmar alguns dados ao atendente. O atendimento telefônico está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Por que o pagamento do décimo terceiro é antecipado?
O decreto que autoriza a antecipação do décimo terceiro foi assinado em março. Este será o quinto ano consecutivo em que os segurados do INSS recebem o décimo terceiro antes das datas tradicionais, que normalmente são em agosto e dezembro. Em 2020 e 2021, a antecipação foi uma medida para minimizar os impactos da pandemia de covid-19. Em 2022 e 2023, as parcelas foram pagas em maio e junho.
O Ministério da Previdência informa que a antecipação ajudará a injetar R$ 67,6 bilhões na economia brasileira. Desse montante, R$ 33,68 bilhões correspondem à primeira parcela, referente à competência de abril e paga entre o fim de abril e o início de maio. O restante será distribuído na segunda parcela, que corresponde à competência de maio e será paga entre o fim de maio e o início de junho.
Quem tem direito ao décimo terceiro salário do INSS?
A maioria dos aposentados e pensionistas receberá 50% do décimo terceiro na primeira parcela. Existe uma exceção para aqueles que passaram a receber o benefício após janeiro, cujo valor será proporcional ao tempo de recebimento.
- Segurados que recebem benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) terão uma parcela menor, calculada conforme a duração do benefício.
- Beneficiários de assistências sociais, como o Bolsa Família, não têm direito ao décimo terceiro salário.
Como consultar o décimo terceiro salário INSS?
Para facilitar a vida dos segurados, o INSS disponibiliza formas de consultar o décimo terceiro. Confira abaixo como realizar a consulta:
- Aplicativo Meu INSS: Disponível para celulares e tablets.
- Site gov.br/meuinss: Acesso online pelo navegador.
- Telefone 135: Atendimento de segunda a sábado, das 7h às 22h. Informe o CPF e confirme dados essenciais.
Além dessas opções, o acesso à informação está cada vez mais prático, garantindo que os segurados possam planejar melhor suas finanças.
A antecipação do décimo terceiro salário do INSS é uma medida significativa que ajuda não apenas os beneficiários, mas também a economia como um todo. Com o dinheiro adicional, milhões de brasileiros podem usufruir de uma maior tranquilidade financeira e movimentar o mercado local e nacional.