Antecipação do pagamento do BPC CONFIRMADO para Setembro! Confira
Em medida emergencial anunciada no último domingo (10), o governo federal comunicou a antecipação do pagamento do BPC (Benefício de Prestação Continuada). A finalidade desta ação, segundo o poder executivo, é possibilitar que idosos e pessoas com deficiência recebam seus benefícios um pouco mais cedo já neste mês.
O pagamento do BPC é destinado à idosos com mais de 65 anos e a pessoas com deficiência, desde que estes possuam renda familiar de até 1/4 do salário mínimo por pessoa. Ademais, estes devem estar inscritos no Cadastro Único e conseguir comprovar situação de vulnerabilidade social e incapacidade física ou mental permanente.
O que é o BPC e como é feito o seu pagamento?

A despeito de ser repassado pelo INSS (Instituto Nacional de Seguro Social), este benefício não exige nenhuma contribuição previdenciária. O BPC tem como objetivo principal oferecer assistência social para pessoas com baixa renda que precisam arcar com seus custos de vida e não dispõem de condições financeiras suficientes.
O processo de análise da solicitação do BPC assim como o depósito do benefício, no valor de 1 salário mínimo todos os meses, é feito pelo INSS. Neste mês de setembro, o governo federal autorizou que os contemplados possam antecipar o benefício, ou escolher recebê-lo de forma unificada no dia 25 deste mês.
Leia Mais: INSS antecipa pagamentos e libera R$1,21 bilhão para 700 mil pessoas
Por que a antecipação do pagamento do Benefício neste mês?
Devido à situação de calamidade pública decretada em 79 cidades do estado do Rio Grande do Sul e ao momento crítico vivido pelos habitantes do sul do país após a passagem do ciclone extratropical e as fortes chuvas, o governo federal decidiu repassar R$ 748 milhões ao estado. Entre as medidas anunciadas está o adiantamento do pagamento do BPC.
O cidadão que recebe o benefício pelo INSS tem agora duas opções para o recebimento antecipado do benefício: como um empréstimo ou por meio do calendário unificado. Estas opções estão disponíveis para todos os moradores dos 79 municípios do Rio Grande do Sul que decretaram situação de calamidade pública.
Leia Mais: Governo liberou DÉCIMO TERCEIRO salário do BPC? Confira
Como será a antecipação do pagamento do BPC em setembro?
Pelo sistema de antecipação como empréstimo, o beneficiário recebe um pagamento extra de forma imediata, que será descontado após três meses, podendo ser dividido em até 36 parcelas mensais fixas, sem juros ou encargos.
Já pelo calendário unificado, independentemente do número final do benefício, todos que têm direito ao pagamento do BPC receberão o salário no dia 25 de setembro, primeira data do calendário.